Made In ESCS

Homenagem ao Professor José Viegas Soares

No passado dia 6 de Maio, teve lugar no Auditório Vítor Macieira, na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), uma homenagem ao professor José Viegas Soares. Mas quem foi este professor e por que motivo foi homenageado? A tua MAGAZINE esteve lá e foi procurar a resposta a estas perguntas!

Pouco tempo depois da sua formação enquanto escola, a ESCS viu nascer um novo curso pelas mãos do professor José Viegas Soares, o curso de Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE), que veio acompanhar o já existente à data de Publicidade e Marketing (PM). Actualmente já não lecciona na ESCS, uma vez que já se reformou, mas deixou um legado que mudou profundamente a história das Relações Públicas e potenciou o crescimento e maturação da profissão em Portugal.

Esta homenagem teve início com o professor José Guerreiro, actual docente na ESCS e ex-aluno do professor homenageado, que com algumas palavras recordou como foram outros tempos já idos. Logo de seguida discursou o professor Jorge Veríssimo, presidente da ESCS, ex-aluno, ex-colega e amigo do professor José Viegas Soares, que começou por pedir um minuto de silêncio pelo também ex-colega e ex-docente na ESCS Óscar Mascarenhas, falecido nesse mesmo dia. Logo de seguida, enquanto lembrava os vários papéis que partilhou com Viegas, à semelhança de diversos convidados ao longo da cerimónia, afirmou que “este professor foi um dos pilares da identidade da ESCS e que contribuiu para a imagem de credibilidade e de prestígio que esta instituição hoje possui”.

1

A este discurso seguiram-se muitos outros, entre conversas e curtas homenagens de antigos alunos, antigos colegas e grandes amigos que recordaram como foi trabalhar e aprender com um grande homem, que foi o professor José Viegas Soares, e o que isso mudou na sua vida. Entre risos nos convidados e na plateia, foram lembradas discussões, episódios de algumas aulas e até algumas peripécias resultantes da criatividade dos estudantes. Aos presentes, juntou-se ainda uma colega francesa através de uma conferência via skype.

2

Um dos principais momentos da cerimónia aconteceu também via skype, uma vez que implicou a utilização de um espaço fora do auditório e onde o professor homenageado esteve presente. Este momento foi a inauguração da placa que atribuiu um novo nome à sala LCO no piso 0, o laboratório onde trabalha o curso de RPCE, que passou a chamar-se Laboratório José Viegas Soares a partir daquele momento.

3

Para terminar este momento tão importante na história da ESCS, o professor José Viegas Soares fez um discurso onde teve oportunidade de fazer todos os agradecimentos, de reflectir sobre tudo o que foi dito, de partilhar histórias de várias fases da sua vida profissional e pessoal, de dar algumas palavras de encorajamento aos estudantes de RPCE e de partilhar não só as suas expectativas para o futuro das RP, como alguns desejos concretos, como a criação de uma Ordem que permita a acreditação da profissão e dos profissionais da área.

Após as suas palavras e intenções, deu-se por encerrada a cerimónia de homenagem a este que foi e continua a ser um grande exemplo para todos os que têm oportunidade de o conhecer. Que venha a atitude, que venha a mudança! Muito obrigado, professor José Viegas Soares.

Avatar

Estudante de Relações Públicas e Comunicação Empresarial, é um apaixonado pela ESCS e não passa lá mais tempo porque o segurança não deixa. Ainda assim, tem outras paixões além da escsiana, pelo que também adora a fotografia e a escrita. Sempre que pode escreve umas coisas, seja para levar os outros a reflectir ou para lhes dar a conhecer outras realidades até então desconhecidas. Lisboeta por vocação, procura redescobrir esta fantástica cidade sempre que lhe é possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *