Kids Save Rock n’Roll: Greta Van Fleet

Greta Van Fleet começaram a sua banda num lugar familiar aos grupos de rock de maior sucesso: uma garagem. No interior da América do Norte, no estado de Michigan, os irmãos gémeos Josh e Jake mais o seu irmão mais novo, Sam Kiszka, pegaram nas guitarras. Danny Wagner, um amigo do irmão mais novo, juntou-se mais tarde como baterista.

Créditos: site oficial Greta Van Fleet

Esta não seria mais uma história vulgar de uma banda de garagem. Estes rapazes, quase a entrar nos seus vinte anos, soavam saídos da década de 70 com o seu rock clássico e blues. Para um fã de clássicos, o primeiro single de Greta Van Fleet irá soar familiar: Highway Tunes, que poderia ser tocada por Led Zeppelin. Uma melodia de guitarra elétrica hipnotizante, bateria rápida e uma voz inconfundível. Josh Kiszka admite que idolatra Robert Plant e que o estudou durante algum tempo para conseguir atuar como ele.

Highway Tunes levou a banda até ao topo das tabelas de venda e conferiu-lhes visibilidade para ganharem fãs. Entre eles está Elton John, que afirmou à Rolling Stone Magazine: “Isto é o melhor Rock&Roll que ouvi em 20 anos.”

À superfície, Greta Van Fleet aparenta ser uma espécie de banda tributo a Led Zeppelin. Mas, na verdade, as músicas que compõem From The Fires, primeiro ep da banda, são frescas e originais. A canção Black Smoke Rising destaca-se de todas as outras: um rock clássico simples com um tom de blues e um refrão cativante.

Ao combinar o estilo clássico com a imagem e a presença moderna, os quatro jovens agradam tanto às gerações mais velhas como às mais novas. A sua versatilidade é algo nunca antes visto: a banda atuou no famoso festival de música indie e pop “Coachella”, mas também abriu os concertos da banda lendária Guns n’Roses na Alemanha e na Dinamarca este ano.

Manchester Academy – Manchester, UK – 30 March 2018

Créditos: Rolling Stone

Greta Van Fleet são uma das poucas bandas que resta para tocar rock n’roll verdadeiro, e consigo carregam então uma grande missão: salvar o rock clássico em extinção.

A banda irá lançar o seu primeiro álbum de estúdio, Anthem of The Peaceful Army, dia 19 de outubro.

 

Rock & roll to us is liberation. A reminder that we as human beings have a voice

Artigo corrigido por Rita Serra

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *