Motivação vs. Disciplina: o caminho para o sucesso
Todos nós queremos ser bem-sucedidos, quer seja na nossa vida pessoal quer seja na nossa vida profissional. Mas, afinal, qual é a fórmula mágica para o sucesso?
A resposta óbvia é que não há fórmula mágica, mas existem alguns mecanismos que nos podem facilitar o processo. Muitos de nós dependemos da motivação para alcançar os nossos objetivos, mas e se eu te dissesse que a motivação por si só não chega? Quantos planos e objetivos já ficaram em stand-by porque estavas desmotivado?
Se queres ser bem-sucedido tens de compreender exatamente a diferença entre motivação e disciplina.
A motivação é um estado emocional que nos faz ter vontade de nos movermos, que nos deixa felizes e com vontade de conquistar o mundo. No entanto, apesar de ser extremamente importante, não deixa de ser isso: um estado emocional; e, como todas as emoções, é inconstante.
É ótimo estarmos motivados, mas se dependermos única e exclusivamente da motivação, o que é que vamos fazer nos dias em que não estamos motivados? Vamos deixar de lutar pelos nossos objetivos? Vamos deixar de ir à faculdade ou ao trabalho?
Por outro lado, a disciplina é a consistência, é a nossa capacidade de obedecer às regras. A autodisciplina é a chave para o sucesso. Em vez de dependermos de algo tão inconstante como a motivação, vamos seguir as regras – as nossas regras.
Mas, então, como é que podemos desenvolver a autodisciplina?
Em primeiro lugar, define metas realistas. Por exemplo, se o teu objetivo for ter uma vida mais ativa, começa por treinar duas vezes por semana em vez de começares logo a treinar quatro vezes por semana. Queres começar a ler mais? Em vez de começares por ler cem páginas por dia, começa por ler vinte. Ao teres uma meta mais realista, mais facilmente vais conseguir cumpri-la, e com o tempo vais progredindo e aumentando as tuas metas. Numa fase inicial, o importante é seres consistente.
Outro método que te pode ajudar a desenvolver a autodisciplina é seguires pessoas nas redes sociais que têm objetivos semelhantes aos teus e que trabalham diariamente para os conquistar. Seguir pessoas disciplinadas vai ajudar-te imenso a teres vontade de seguir o exemplo.
É muito importante também não comparares o teu percurso com o das outras pessoas. Pensa nos teus objetivos como uma maratona e não como um sprint. É um processo e cada pessoa tem o seu próprio ritmo.
Para te manteres empenhado e conseguires juntar a motivação à disciplina vai acompanhando os teus progressos. Podes fazê-lo criando uma pasta na galeria do teu telemóvel onde vais guardar fotografias de todos os progressos, ou podes ainda escrever num diário ou nas notas do teu telemóvel. O importante é registares toda e qualquer evolução. A curto prazo até pode parecer que não saíste do mesmo patamar, mas, a longo prazo, vais conseguir perceber toda a tua evolução.
A verdade é que não existe uma meta, porque, quando estiveres perto de chegar ao teu objetivo, é possível que o troques por algo ainda maior. E o sucesso é isto mesmo: um processo, evolução e crescimento.
Não utilizes a falta de motivação como desculpa, sê disciplinado! O teu futuro “eu” vai agradecer-te.
Fonte da capa: Pinterest
Artigo revisto por Mariana Céu
AUTORIA
A Rita tem 20 anos, está a tirar a licenciatura em Jornalismo e foi na Comunicação que encontrou a sua vocação. Tem sempre uma resposta na ponta da língua e, até hoje, a sua avó diz que ela devia era ser deputada!
O seu maior sonho é ser apresentadora de televisão mas, por enquanto, podem encontrá-la algures pela ESCS.