Capital

Oceanário de Lisboa: agarra o momento

Durante estes meses, o turismo foi bastante afetado, prejudicando tanto hotéis como espaços turísticos. O Oceanário de Lisboa é um desses espaços que encerrou durante o confinamento, mas que pretende dar a volta. Por isso, desde o dia 1 de setembro, o Oceanário proporcionou um grande desconto aos seus visitantes. E tu ainda vais a tempo!

Todos os visitantes até aos 25 anos têm a oportunidade de visitar o Oceanário de Lisboa por apenas 5€. A campanha “Agarra o momento” decorre até ao dia 31 de outubro. Podes optar por comprar o bilhete online, desta forma escapas às filas e ao ajuntamento de pessoas. Durante toda a visita, deves ser tu a tomar todas as medidas de segurança para garantir o bem-estar de todos.

Exposição “Florestas Submersas by Takashi Amano

Durante este mês, tens a oportunidade de visitar esta exposição temporária, onde podes ver as florestas tropicais através de um aquário com 40 metros de comprimento e 160 mil litros de água doce. De forma a transmitir um momento de contemplação, o visitante pode ainda sentar-se nas bancadas disponíveis e usufruir desta beleza.

Assim que se entra, deparamo-nos com escuridão absoluta. A luz que nos envolve pertence apenas aos aquários. A cor é realçada graças a esta escuridão. Mais ainda. O silêncio é de cortar a respiração. Entra-se num espaço de contemplação, onde as 40 espécies de peixes tropicais de água doce e as 46 espécies de plantas aquáticas falam mais alto.

Fotografia de Rita Asseiceiro
Existem 40 espécies de peixes tropicais de água doce nesta exposição

Aquário

Faça sol ou faça chuva, no aquário, o tempo é sempre o mesmo. Calor e tempo abafado nas regiões tropicais e mais fresco na região do Atlântico.

No Oceanário, podes ver seis secções diferentes: as aves, os invertebrados, os peixes, os anfíbios, os mamíferos e as plantas e algas. No total, o aquário tem 8 mil criaturas marinhas.

Desde o peixe mais pequeno ao tubarão, consegues avistar muitas espécies diferentes. Presta atenção porque podes encontrar os tão famosos Nemo e Dory. Podes ainda descobrir muitos animais que não conhecias e aprender sobre cada um deles. Não deixes as placas com informação passarem despercebidas. Estas têm muita informação que te vai ser útil para usufruíres ao máximo desta experiência.

Exposição “ONE, O Mar como nunca o sentiu

Portugal é conhecido pelo seu oceano. Coberto por uma grande costa, o oceano traz inúmeras vantagens para o país. A exposição “ONE, O Mar como nunca o sentiu” pretende levar o visitante numa experiência imersiva. Voltamos à escuridão total. Desta vez, o pensamento que nos invade é a imensidão e a magnitude do oceano. 8 meses de gravações, 11 equipas de filmagens com 42 participantes. Todas as imagens captadas para esta exposição foram realizadas em território marítimo português.

Esta é a última exposição do percurso. O cansaço pode já ser muito. A fila de espera pode estar com muitas pessoas e não te apetecer esperar. Mas vai. Não cometas o mesmo erro que eu –  perdi a oportunidade de ver esta exposição.

Fonte: Oceanário de Lisboa
Para executar estas gravações, foram necessárias 42 pessoas.

Se a vontade de ir visitar o Oceanário de Lisboa aumentou, ainda tens a oportunidade de ir por apenas 5€, até ao final de outubro. O Oceanário promove a conservação das espécies e do seu habitat. Tu também podes fazer a diferença!

Artigo revisto por Lurdes Pereira

Avatar

22 anos de vida e nos últimos 9 não se via a fazer nada mais do que jornalismo. Atualmente, a sua grande paixão é a revisão de texto e o seu cantinho Meia Dúzia de Erros. Lisboeta de nascença, mas o seu coração mora onde há mar. Sempre com um olho à procura de novos desafios. E o outro mantém-se no presente, sempre a fazer o melhor possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *