PARCERIA ESCS FM/ESCS MAGAZINE: Nuno Matos faz o balanço do ano desportivo de 2016

No passado dia 23 de dezembro, André Maia e João Correia estiveram à conversa com Nuno Matos, jornalista da RTP-Antena 1, que acompanhou e relatou os maiores acontecimentos da esfera futebolística e desportiva ao longo do último ano. A parceria entre a ESCS FM e a ESCS MAGAZINE deu origem a esta entrevista que faz parte da panóplia de reportagens realizadas para celebrar os acontecimentos do ano de 2016.

15970034_1385554308143345_123426561_n

A gloriosa vitória lusitana no campeonato europeu de futebol foi o primeiro tema abordado. Nuno, revelou as suas opiniões na temática, salientando a enorme importância que o selecionador Fernando Santos teve na conquista do euro 2016, nomeadamente na criação de um estado de espírito calmo e lutador no seio da seleção das quinas. Afirmando que “os discursos também ganham jogos”.

Ainda no âmbito do europeu, o comentador da Antena 1, assumiu que o início foi complicado, dado que a seleção nacional não foi além de empates na fase de grupos, contudo os resultados melhoraram e, com muito sofrimento à mistura, Portugal acabou por enfrentar da melhor maneira, as diversas etapas que se seguiram.

“Não é como começa, é como acaba, e acabou da melhor maneira possível”, foi a expressão utilizada para caracterizar a jornada portuguesa em Paris.

Após a análise do europeu, Nuno falou acerca da sua profissão, da paixão que tem pela mesma e dos os benefícios e sacrifícios que acarreta. “Foram muitas noites perdidas, muitas horas tiradas à família”, afirmou. Todavia, o carinho que sente por parte dos adeptos e admiradores faz com tais sacrifícios não sejam em vão.

15934569_1385554324810010_1711481191_n
Ainda na esfera futebolística, houve tempo para falar de Ronaldo, Renato Sanches, a milagrosa época do Leicester, que “foi sem dúvida um dos grandes momentos de 2016” e o desastre aéreo protagonizado pela equipa brasileira do Chapecoense.

Mais à frente, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram o alvo principal, como não podia deixar de ser, nesta que foi uma reflexão do ano desportivo de 2016.

E embora Portugal não tenha obtido muito sucesso nessa competição, Nuno aproveitou para tecer vários elogios a Telma Monteiro, afirmando que “a Telma foi a cara dos portugueses, o grande orgulho dos portugueses”. Relembre-se que a atleta do SLB conquistou a medalha de bronze na categoria -57 quilos do torneio olímpico de Judo. Mas sem deixar de parte o seu espírito crítico, criticou a falta de possibilidades que os atletas olímpicos portugueses enfrentam no seu quotidiano, salientando que “os atletas não têm tempo para treinar”.

Para finalizar houve ainda a análise das restantes modalidades desportivas, nomeadamente o europeu de atletismo, onde Portugal obteve 6 medalhas, a vitória no Europeu de Hóquei em Patins, entre muitos outros acontecimentos que marcaram o mundo desportivo em 2016.

Para ouvires o Nuno Matos e outros ilustres portugueses a comentar os acontecimentos do último ano passa pelo Mixcloud da ESCS FM!

Artigos recentes

Crítica a The Politician

A descrição “comédia dramática” nunca havia sido tão bem aplicada antes. The Politician, uma das mais recentes apostas da Netflix, traz fortes emoções, para além

Ler mais »

te·sou·ro

(latim thesaurus, -i) substantivo masculino 1. Grande quantidade de ouro, prata, coisas preciosas, posta em reserva. 2. Lugar onde se guardam esses objetos (tipicamente escondido)

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *