Pop Cereal VS Why So Cereal

Chegamos ao reino dos cereais. Chocapic, Estrelitas, Corn Flakes, Cheerios… e a lista continua. São três diferentes tipos de cereais para fazeres as melhores combinações ou até mesmo as mais improváveis.

Várias pessoas não entendem o conceito deste tipo de restaurantes, cafés (?). De facto, não sei bem o que chamar a este tipo de local, mas vamos chamar de café. Já ouvi coisas como “para comeres cereais comes em casa”; “não precisas de sair e gastar dinheiro para comer cereais” e, entre estas, muitas outras desculpas. Ora, aí é que se enganam. Se pensarem bem, não vão comprar 4 caixas de cereais diferentes  apenas para fazer a mistura uma única vez e depois continuar a comer sempre os mesmos cereais. Este tipo de café passa muito por fazeres experiências e comeres algo que não costumas comer em casa.

E prova de que é um café que está a gerar lucro e, sobretudo, interesse nas pessoas é o facto de já existirem duas marcas que servem este produto.

O Pop Cereal surgiu no verão de 2016, na Rua do Norte, 64, no Bairro Alto, Lisboa. Foi o primeiro local em que o conceito diferente de tudo e de todos deu os primeiros passos. No entanto, e compreendendo o mercado de restauração de Cascais, fazia falta um conceito destes pelos lados das praias cascalenses. Daí que em junho de 2018 surgiu a segunda marca de café a vender cereais – Why so Cereal, na Rua Afonso Sanches, 21A, Cascais.

Em Leiria, também abriu um Pop Cereal, na Rua da Graça, nº 18. No entanto, o horário é ligeiramente diferente. Enquanto que o horário em Lisboa é igual todos os dias – de segunda a domingo das 9 horas à meia noite -, em Leiria tem um horário diferente. Na segunda feira, o Pop Cereal abre às 12 horas e encerra às 20 horas. De terça a sábado, abre às 8h30 e fecha às 22 horas. Já ao domingo abre às 9 horas e encerra às 20 horas. O Porto também já alberga um Pop Cereal, na Rua de Cedofeita, 46, Porto.

O Why So Cereal, por sua vez, abre às 8h30 e encerra às 22 horas, de segunda a sábado. Já domingo tem um horário de abertura diferente – abre às 10 horas e fecha também às 22 horas.

Começando pelo pioneiro do conceito, o Pop Cereal apresenta-te várias propostas de bowls.  As sugestões do café vão entre os 3,60 euros até 4,10 euros. No entanto, se quiseres colocar gelado por cima acrescenta 70 cêntimos. Mas se gostas de ser inventor também podes criar o teu próprio conceito. Podes escolher desde os cereais, o topping e o leite ao gelado. Se escolheres 3 cereais nacionais e 2 toppings, pagas apenas 3,60 euros. Já se preferires comer uma bowl XL, podes escolher 5 cereais nacionais e 2 toppings, sendo que o preço acresce para 4,20 euros.

O segundo passo para esta escolha extremamente difícil é escolheres os cereais. Se preferires substituir o “bom e nacional” para um cereal internacional acresce 35 cêntimos.

O terceiro fator é escolheres a bebida. A garrafa de leite já está incluída no menu, no entanto se quiseres juntar um sabor como chocolate, baunilha, morango… acrescenta 30 cêntimos à tua conta. No entanto, o Pop Cereal também teve em atenção aquelas pessoas que são alérgicas à lactose ou que optem por leite vegan. Para tal, acresce 70 cêntimos.

O último e quarto passo para finalmente poderes usufruir do lanche são os toppings. Também eles estão incluídos no menu, basta escolheres entre uma variedade de comida deliciosa, como oreo, gomas, bolachas… Caso não fiques satisfeito com apenas 2 toppings, podes pagar 40 cêntimos para teres direito a mais um.

Para além das bowls, o Pop Cereal inovou para as freakshakes, isto é, uma espécie de milkshake com leite e os toppings por cima. Os preços vão desde os 4,30 aos 4,60 euros.

Ao longo dos meses, novidades foram chegando ao Pop Cereal. Agora já podes ir ao café, pegar no teu lanche e ir embora, seja para casa, para o trabalho ou para um jardim, por apenas mais 30 cêntimos. Se, por outro lado, não quiseres estar a sair de casa, do conforto do sofá, para ires comprar comida, em Lisboa, a Glovo já te leva até ti o que quiseres do Pop Cereal. Já no Porto é a empresa Sendeat que te pode proporcionar este prazer.

Pop Cereal
Fotografia de Rita Asseiceiro

No Why So Cereal, por sua vez, tens duas opções de escolha. O Cereal Bowl tens o médio e o grande. O médio, que fica por 3,55 euros, engloba três cereais nacionais, dois toppings, leite e um topping líquido. Se tiveres muita fome podes optar pelo grande, com quatro cereais naconais, dois toppings, leite e um topping líquido. Tudo isto fica por 3,85 euros. Tal como o Pop Cereal, também o Why So Cereal tem milkshakes. Um cereal nacional, um topping, leite, gelado de baunilha, um topping líquido e chantilly. Tudo por 3,80 euros. Ideal para um pequeno almoço rápido ou um lanche. Para um verão quente, melhor que um gelado. O Swirl Ice Cream leva um cereal nacional, um topping, gelado de baunilha e topping líquido. Tudo também à tua escolha e por 3,70 euros.

Portanto, tal como no Pop Cereal, tens vários passos a cumprir. Em primeiro, escolhes cereais, depois o topping e por fim o topping líquido. Os extras também aqui existem. Se fores alérgico ao leite, tens a opção de mudares para leite de soja, de amêndoa, de arroz ou sem lactose, por mais 65 cêntimos. Se por outro lado quiseres dar sabor ao teu leite acrescenta 30 cêntimos. Também os cereais podem ser trocados. Do “bom e nacional” para o internacional, troca o teu cereal por 40 cêntimos.

A grande diferença entre o Pop Cereal e o Why So Cereal é que este último tem uma ementa com maior variedade. Desde tostas, torradas a smoothies, refrigerantes e bebidas frias.

Algo que não posso deixar escapar é a criatividade dos nomes dos cafés. Se por um lado, o Pop Cereal trouxe um ambiente todo alternativo. O Why so Cereal criou uma brincadeira com o nome, criando na cabeça do ouvinte uma pergunta de porquê tanto cereal.

Why So Cereal
Fotografia de Rita Asseiceiro

Os nomes das bowls são tudo menos simples. São criativos, cativantes e muito saborosos. Neste caso, para além de os olhos comerem também a imaginação começa a salivar só com os nomes criativos. Eis alguns exemplos no Pop Cereal café: King Coco (drives me) Nut; Bon Appletit; My friends call me caramel; Before and after eight; Heaven is made of chocolate; It’s final fantasy; For fruity frootloops. Para complementar, eis alguns exemplos da criatividade do Why So Cereal: Pea-nuts about Reese’s; Go Vegan; Double Choco Trouble; It’s Mint To Be; I’m Feeling Lucky; Peanut Butter & Caramel Heaven; Miami Vice; Choco Mania.

Também o próprio espaço fez jus à criatividade do nome. Ambos os espaços estão muito bem decorados, com caixas de cereais numa das paredes, como era de esperar. Apesar de o Why So Cereal ser mais pequena, tem um espaço bem aproveitado e capta as pessoas ao passar pela sua parede de vidro à entrada. Já o Pop Cereal tem um espaço maior, com mais mesas e mais espaço de circulação. No entanto, tem também mais pessoas a frequentar e por vezes filas intermináveis que chegam à porta. Isto deve-se sobretudo por este café ser no centro de Lisboa, enquanto que o Why So Cereal fica situado em Cascais. Apesar disso, em Cascais está também muito bem localizado, perto da baía e do centro.

Estes cafés tiveram uma grande ajuda das redes sociais, principalmente do Instagram, para terem divulgação. Inúmeras pessoas que iam a estes dois cafés deixavam o seu testemunho num insta story ou até mesmo numa fotografia no feed e assim as marcas foram ganhando visibilidade e notoriedade. É de louvar este feito, já que tiveram pouca publicidade paga por eles.

A decisão final é tua. Experimenta os dois cafés e aproveita teres tanta opção de escolha.

Artigo revisto por Ana Patinho

Artigos recentes

Crítica a The Politician

A descrição “comédia dramática” nunca havia sido tão bem aplicada antes. The Politician, uma das mais recentes apostas da Netflix, traz fortes emoções, para além

Ler mais »

te·sou·ro

(latim thesaurus, -i) substantivo masculino 1. Grande quantidade de ouro, prata, coisas preciosas, posta em reserva. 2. Lugar onde se guardam esses objetos (tipicamente escondido)

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *