Portugal irá ter 314 praias com bandeira azul
Algarve continua a liderar com 88 praias distinguidas.
Portugal ocupa o quinto lugar no ranking mundial das bandeiras azuis, com 314 zonas balneares, das quais 22 são praias fluviais, galardoadas com o símbolo de qualidade de acordo com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
José Archer, presidente da ABAE, afirma que a atribuição da bandeira azul a mais praias portuguesas se deve não só a “um melhor ordenamento do território e cumprimento de normas ambientais” como também à “consciência dos autarcas de que a exibição do galardão lhes traz prestígio e retorno económico”.
Afirma ainda que “ao fim de 30 anos é notório poder-se dizer que a bandeira azul contribuiu para uma mudança de comportamentos”. Em Portugal houve dez novas praias a exibir a bandeira azul, das quais nove teriam sido “desclassificadas” no ano passado: quatro em Cascais, uma na Costa da Caparica, uma na Região Norte, duas na Madeira e uma nos Açores.
O Algarve continua a liderar o ranking com 88 praias premiadas, seguido pelo Norte (69), Tejo (52), Açores (34), Centro (32), Alentejo (27) e Madeira (12), com 17 bandeiras azuis atribuídas a portos de recreio e Marinas. As primeiras bandeiras serão içadas a 1 de junho em Góis e a 17 de junho em Mafra.
AUTORIA
Pedro Almeida, de 21 anos, é um estudante universitário do curso de Publicidade e Marketing, cuja paixão reside no Marketing, na escrita e na responsabilidade social.