Resumo da 26ª Jornada da Bundesliga- Bayern de Munique fortifica a liderança com uma goleada frente ao Mainz
A Liga Alemã, mais conhecida por Bundesliga, continua ao rubro com o Bayern de Munique e o Borussia de Dortmund na luta pelo título em igualdade pontual, mas com uma diferença nos golos marcados e sofridos. Aí, os Bávaros têm vantagem, por terem 68 golos marcados e 27 sofridos contra os 64 marcados e 30 sofridos dos auri-negros. Mais abaixo, temos o Bayer Leverkusen e o Wolfsburg na luta por um lugar europeu, e, por último, no fim da tabela classificativa, encontram-se o Stuttgart, Hannover e Numberg, na zona de descida.
São estas as contas que se fazem após a 26ª jornada da Bundesliga, que começou com a receção do Borussia de Monchengladbach ao Freiburg, que ditou um empate a uma bola. Os visitantes começaram melhor a partida, com um golo logo aos dez minutos, marcado por Vincenzo Grifo. Foi de Pascal Stenzel o passe que colocou a bola nos pés do médio italiano, que, já dentro da área, colocou a bola no canto inferior esquerdo da baliza de Sommer. Estava assim inaugurado o marcador no Borussia-Park. Esta vantagem durou poucos minutos, porque ao minuto 16 foi restabelecida a igualdade no marcador por Alassane Plea, servido de bandeja por Thorgan Hazard. Este foi o último golo do encontro, revisto pelo VAR, que validou o empate na partida. Até ao apito final do árbitro, o marcador não sofreu alterações, verificando-se, contudo, oportunidades de golo para ambas as equipas. Entre estas oportunidades, destacou-se a defesa do guarda-redes do Borussia de Monchengladbach, após um remate colocado de Vincenzo Grifo, na sequência de um pontapé de canto.
Do Borussia-Park, passamos para a Veltins-Arena, palco do jogo entre o Schalke 04 e RB Leipzig. O golo que definiu o resultado final foi logo marcado aos 14 minutos por Timo Werner, com um remate rasteiro indefensável para Nubel. O resto do jogo foi rico em oportunidades para ambas as equipas, destacando-se a bola na trave por Yussuf Poulsen do Leipzig, que por sua vez também esteve perto de marcar aos 37 minutos. Já o Schalke também esteve perto de empatar na 2ª parte do encontro, por intermédio de Embolo aos 49 minutos, e por Guido Burgstaller aos 88 minutos.
A jornada continuou, e no mesmo dia jogou-se o Stuttgart – Hoffenheim, que ficou empatado a uma bola. Os visitantes foram os primeiros a marcar por intermédio de Kramaric, em resposta a uma assistência de Ishak Belfodil. Já com o resultado de 1 a 0, foi o Hoffenheim a criar perigo com uma bola no poste da baliza de Zieler. A reação do Stuttgart deu-se aos 66 minutos com mais uma assistência que permitiu ao médio suíço Steven Zuber restabelecer a igualdade no marcador.
Outro jogo desta jornada foi a receção do 14º classificado Augsburg ao aflito Hannover. O primeiro golo da partida foi marcado aos oito minutos, com um cabeceamento de Hendrik Weydandt. O jogo estava propício para os visitantes, mas o Augsburg chegou ao empate ao minuto 65, com um cabeceamento desta vez protagonizado por Sergio Cordova. Aos 78 minutos, os comandados por Manuel Baum chegam à vantagem no marcador com um golo de livre direto cobrado por Jonathan Schmid. O Augsburg só fechou a contagem aos 86 minutos, golo de Andre Hahn, assistido por Kevin Danso.
No Wolkswagen Arena houve goleada do Wolfsburg frente ao Dusseldorf. Nesta partida, que apenas teve dois cartões amarelos – um para cada equipa – exibidos na primeira parte, os dois primeiros golos foram marcados precisamente nos primeiros 45 minutos: o primeiro, pelos visitantes, por intermédio de Kaan Ayhan, na cobrança de um livre direto. O segundo, pelos visitados, num chapéu de Admir Mehmedi, que colocou a bola indefensável para Michael Rensing. Para o segundo tempo, ficaram guardados os restantes cinco golos do encontro. O Wolfsburg chegou à vantagem ao minuto 54 por intermédio de Wout Weghorst, que iria completar um hat-trick nesta tarde com mais dois golos ao minuto 59 e 88. O outro golo dos die Wӧlfe foi marcado pelo defesa central Robin Knoche. Já os comandados por Friedhelm Funkel reduziram a desvantagem ao minuto 65 por Benito Raman, num remate rasteiro que fez a bola entrar junto ao poste esquerdo.
Em Berlim, a equipa da casa recebeu e saiu derrotada pelo segundo classificado, o Borussia de Dortmund, por 3-2. O Hertha de Berlim começou melhor o encontro com um golo marcado logo aos quatro minutos por Salomon Kalou. Um golo na sequência de um remate de Maximilian Mittelstadt, e estava assim inaugurado o marcador no Estádio Olímpico de Berlim. O Borussia de Dortmund reagiu aos 14 minutos por intermédio de Thomas Delaney. O médio Dinamarquês recebeu a bola dentro da área e rematou, tendo a bola ainda desviado num defesa, traindo assim o guarda-redes Rune Jarstein. Ao minuto 35, após uma mão na área do Hertha de Berlim, o árbitro não hesitou e assinalou grande penalidade, convertida com sucesso por Salomon Kalou. A Alte Dame estava de novo em vantagem, e era o bis do avançado Costa Marfinense. O resto do jogo foi praticamente todo dos auri-negros, que conseguiram uma remontada iniciada ao minuto 47 por Dan-Axel Zagadou. Grande cabeceamento do defesa Francês que restabelecia a igualdade no marcador. Ao minuto 92, deu-se a cambalhota no marcador com Marcos Reus a atirar para o fundo da baliza do Hertha de Berlim, fazendo assim o 3-2. O jogo ficou ainda marcado pelo cartão vermelho mostrado a Vedad Ibisevic, após consulta do VAR. O Hertha ficou assim reduzido a dez jogadores.
No dia 17 de março, o Bayer Leverkusen e o Werder Bremen mediram forças em mais um duelo da Bundesliga. O primeiro golo surgiu aos 13 minutos por Max Kruse, que, após combinar com Maximilian Eggestein, atirou para o fundo da baliza de Lukas Hradecky. Estava feito o primeiro para os visitantes. O Bayer Leverkusen procurou reagir, nomeadamente com uma oportunidade ao minuto 34, protagonizada por Leon Bailey, mas foi o Werder Bremen a ampliar a vantagem com um golo marcado aos 37 minutos por Milot Rashica. Excelente visão de jogo de Max Kruse no passe para o seu companheiro, e estava feito o 2-0. Na segunda parte, o destaque vai para o golo anulado ao Bayer Leverkusen, que, ao minuto 75, reduziu a desvantagem no marcador. O autor do tento marcado pelos homens da casa foi Leon Bailey. A partida não terminou sem os visitantes darem um ar da sua graça, e ampliarem o resultado para 3-1. Foi o bis de Max Kruse, que, no completar de uma jogada individual, rematou para a baliza dos comandados por Peter Bosz.
De leverkusen passamos para Frankfurt, onde a equipa da casa recebeu e venceu o Nurnberg por 1-0. Num jogo em que o Eintracht Frankfurt teve 24 tentativas de golo contra 9 do Nurnberg, o primeiro golo da partida foi marcado por Martin Hinteregger à passagem da meia-hora. O defesa dos Die Adler foi assistido por Filip Kostic e não tremeu na hora de finalizar. A restante hora de jogo foi praticamente toda da equipa da casa, destacando-se o golo anulado ao português Gonçalo Paciência. O internacional português esteve em bom plano neste jogo, sendo dele outras duas oportunidades de golo ao minuto 43 e 59. Contudo, o resultado não se alterou e quem sorriu no final foi o Eintracht Frankfurt, que, com estes três pontos, mantém-se bem vivo na luta por um lugar na Liga dos Campeões.
A 26ª jornada da Bundesliga terminou com a receção do líder Bayern de Munique ao 13º classificado Mainz. Foi um festival de golos aquilo que se vislumbrou na Allianz Arena, com 6 golos da equipa da casa, sem qualquer tipo de resposta da equipa visitante. O grande destaque desta partida e da própria jornada foi James Rodríguez, que completou um hat-trick, com golos aos 33 e 51 minutos, e com um chapéu ao minuto 55. Os restantes golos foram marcados por Robert Lewandowski, assistido por David Alaba; Kingsley Coman, no decorrer de uma jogada individual; e Alphonso Davies que se estreou a marcar com a camisola dos Bávaros. A única aproximação efetiva do Mainz à baliza de Manuel Neuer deu-se ao minuto 25, em que o remate de Levin Oztulani passou ao lado do poste direito da baliza do guardião alemão.
Fonte fotografia “thumbnail”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bundesliga
Artigo revisto por Daniela Costa