RTP Palco – A nova sala de espetáculos online

Com as salas de espetáculos fechadas por todo o país, a cultura encontrou um novo lugar para se estabelecer. Através do digital, a RTP divulgou, no dia 29 de abril, a sua nova aposta: a RTP Placo. Esta plataforma online pretende não só promover as artes cénicas e performativas durante o período de isolamento, como também divulgar a cultura de forma acessível e gratuita.

Fonte: RTP

Este novo espaço digital, que já vinha a ser trabalhado há vários meses, surgiu no Dia Mundial da Dança (uma das artes performativas que estão em destaque neste serviço). O projeto é pioneiro na oferta de conteúdos artísticos por parte do serviço público, e tem como objetivo aliar a promoção de novos talentos a conteúdos já familiares em áreas como o teatro, ópera, performance e circo.

Os conteúdos que provêm dos arquivos das várias antenas da RTP vão dar origem às coleções temáticas e vão ficar à responsabilidade dos embaixadores do serviço. Em maio, o gestor de espetáculos Miguel Leal Coelho foi o escolhido para selecionar conteúdos das várias áreas inseridas na plataforma.

Este novo espaço digital tem como principais parcerias a Casa da Música, o Centro Cultural de Belém, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Organismo de Produção Artística (OPART) e o Teatro Viriato, que se juntam a outras instituições culturais portuguesas para divulgar conteúdo:

https://www.youtube.com/watch?v=7M2aB0wc6CM

O Presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, afirma, num comunicado enviado às redações, que a RTP Palco é uma “grande montra das artes performativas” e representa “mais uma iniciativa inovadora, que junta dois propósitos chave da RTP: promover a produção cultural e assegurar o seu acesso universal e livre, com enfoque no digital”.

Esta nova sala de espetáculos está disponível num novo site, mas  também através de uma aplicação móvel, disponível para Android e iOS.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Artigos recentes

The (not so) Good Place

Estás à procura de uma série curta e divertida para fazer binge-watching durante a quarentena? The Good Place pode ser a melhor opção. Esta série

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *