The Idol: A série do cantor The Weeknd que cativou e chocou a audiência
The Idol é uma série criada por Sam Levinson, criador da série de sucesso Euphoria, Abel ‘The Weeknd’ Tesfaye e Reza Fahim. A série original da HBO, que chegou a Portugal a 5 de junho, conta com atuações de The Weeknd, sendo esta a sua estreia nas séries televisivas, Lily-Rose Depp, Troye Sivan, Dan Levy, Da’Vine Joy Randolph, Eli Roth, Hari Nef, Jane Adams, Jennie Ruby Jane, Mike Dean, Moses Sumney, Rachel Sennott, Ramsey, Suzanna Son e, também, Hank Azaria.
A série oferece uma narrativa única que mergulha nas complexidades do sucesso musical, apresentando atores talentosos e performances memoráveis. No entanto, The Idol não esteve isenta de polémicas e críticas, culminando no seu inesperado cancelamento, anunciado a 28 de agosto deste ano.
The Idol e a sua narrativa intrigante
Em The Idol, a narrativa gira em torno de Jocelyn, uma jovem aspirante a estrela pop interpretada por Lily-Rose Depp. A jornada da jovem começa com um colapso nervoso devastador que resulta no cancelamento da sua tour, mas que também marca o início de uma busca incansável por um lugar no mundo da música.
Determinada a recuperar o seu status como a “pop star mais sexy dos Estados Unidos“, Jocelyn embarca numa jornada repleta de desafios e autodescoberta. No entanto, o destino leva-a a cruzar caminhos com um misterioso guru de autoajuda, que lidera uma seita contemporânea. A relação entre Jocelyn e este líder carismático, interpretado por The Weeknd, traz uma complexidade adicional à narrativa.
Enquanto Jocelyn luta para se reerguer no cenário musical, a série mergulha nas dinâmicas profundas e, muitas vezes, obscuras da indústria da música contemporânea. The Idol explora temas de autoafirmação, exploração, poder e vulnerabilidade, enquanto revela os segredos e as motivações por trás das estrelas pop.
À medida que a narrativa se desenrola, os espectadores são transportados numa montanha-russa emocional, ao mesmo tempo que Jocelyn e o seu complexo relacionamento com o guru de autoajuda, Tedros, testam os limites daquilo que estão dispostos a sacrificar para alcançar o sucesso.
Polémicas e Críticas
Não obstante o sucesso da série, The Idol não esteve isenta de controvérsias e críticas. Alguns espectadores questionaram se a série estava mais interessada em promover a carreira de The Weeknd do que em contar uma história significativa. Além disso, a representação de alguns aspetos da indústria da música, como o consumo de drogas e a exploração dos artistas, levantou críticas de que a série romantizava tais coisas.
As polémicas culminaram em debates acalorados nas redes sociais e em análises conflitantes por parte dos críticos. Alguns elogiaram a série pela autenticidade e ousadia, enquanto outros a acusaram de glorificar comportamentos prejudiciais.
A classificação de 18% no Rotten Tomatoes, que reúne avaliações de diversas publicações, indica uma receção geralmente negativa por parte da crítica especializada.
“A série The Idol esforça-se tanto para ser ousada e chocante que começamos a sentir pena da série.”
Craig Mathieson- The Age
O inesperado cancelamento
O destino de “The Idol” surpreendeu-nos a todos quando, após uma primeira temporada aclamada e uma audiência fiel, a série foi cancelada antes da segunda temporada. Os motivos do cancelamento não foram divulgados oficialmente, mas os desafios logísticos e de produção também podem ter desempenhado um papel neste desfecho.
A notícia do cancelamento deixou muitos fãs dececionados e ávidos por mais. O legado de The Idol permanece como um testemunho das complexidades e desafios enfrentados no mundo da música e da televisão.
Banda Sonora Envolvente
A banda sonora da série foi uma peça central que enriqueceu a narrativa. The Weeknd, sendo um renomado músico, trouxe a sua experiência musical e o seu talento para criar uma banda sonora que reflete a diversidade musical contemporânea. Cada episódio apresenta músicas originais que variam em estilo, desde baladas melancólicas até batidas eletrónicas pulsantes.
A originalidade da banda sonora cativou o público, proporcionando um acompanhamento perfeito para os momentos emocionais e dramáticos da série. As músicas não eram apenas parte da cena, mas também um veículo para transmitir as emoções e os desafios enfrentados pelos personagens.
Muitas das músicas apresentadas na série foram lançadas como singles independentes, permitindo que os fãs mergulhassem ainda mais no mundo musical da produção. Músicas como Popular e Double Fantasy tornaram-se favoritas dos espectadores, cativando com letras profundas e melodias viciantes.
Fonte da capa: People
Artigo revisto por Matilde Ricardo
AUTORIA
A Mariana está no segundo ano da licenciatura em Publicidade e Marketing e sempre sonhou em ser aluna da ESCS. Sempre gostou de escrever e, por isso, viu na ESCS Magazine a oportunidade perfeita para o fazer. Adora ler, ouvir música e ver as mesmas comédias românticas, vezes e vezes sem conta.