Música

The Weeknd: After Hours til Dawn, uma tour conceptual e repleta de hits

O mês de junho começou (em grande) com a vinda do artista canadiano Abel Tesfaye, mais conhecido pelo seu nome artístico, The Weeknd, ao Passeio Marítimo de Algés com a sua tour mundial After Hours til Dawn. O evento faz parte da tour de estádios, previamente chamada The After Hours Tour, que sofreu uma extensão, tendo sido remarcada. Portugal deu arranque ao evento na Europa. O artista apresentou os seus últimos álbuns que dão nome à tour: After Hours, de 2020, e Dawn FM, de 2022, assim como uma série de outros temas da sua vasta discografia incluindo House of Ballons, de 2011. O concerto em Algés assinala a segunda presença do artista em Portugal, sendo que em 2017 The Weeknd fez parte do cartaz do festival de verão NOS Alive

A vinda do artista era muito esperada, sendo que The Weeknd foi considerado pela Guinness World Records o artista mais popular do mundo e ainda considerado como um dos artistas mais streamed, contando com cerca de 107 milhões de ouvintes mensais na plataforma Spotify. O seu tema Blinding Lights foi considerado o Nº1 da Billboard HOT 100 de sempre depois de manter a primeira posição na tabela da Billboard durante noventa semanas. Podemos, por isso, constatar que o artista tem em seu nome alguns dos maiores hits dos últimos tempos, quebrando uma série de recordes e consagrando-se como uma referência para muitos. 

O concerto contou com as atuações do DJ Kaytranada e ainda do artista e produtor Mike Dean como atos de abertura que animaram o público até à chegada do main act. 

Além da sua notoriedade enquanto artista, The Weeknd é conhecido pelos seus projetos conceptuais que ganharam vida na After Hours til Dawn tour, repleta de elementos teatrais e dinâmicos. O design do palco estava dividido em diferentes partes: o main stage, composto por uma estrutura que replica a skyline de uma cidade apocalíptica, e a catwalk

O espetáculo englobou uma série de outros elementos como luzes, efeitos sonoros, fogo, dançarinos e ainda duas peças de destaque: a gigante lua insuflável e a estátua de prata, presente em muitos elementos promocionais, que assinala o aniversário de 10 anos do lançamento do videoclipe do tema Echoes Of Silence. 

Fonte: Blitz

Tendo em conta o seu vasto reportório musical, o artista procurou incluir na setlist temas das várias “eras”, indo, por isso, além dos álbuns que dão nome à tour. Estão entre os temas tocados pelo artista músicas como: Die for you, Call Out My Name, Starboy, The Hills, Party Monster, Less Than Zero, Often, Sacrifice, Reminder e Wicked Games.

Tal como constatado por La Mar Taylor, o diretor de arte do artista, esta tour é dotada de uma série de elementos teatrais, trazendo uma dinâmica diferente e característica que surpreendeu o público. Destaco a capacidade criativa de The Weeknd e da sua equipa que conseguiram trazer um espetáculo sem igual e de grande proporção e produção ao Passeio Marítimo de Algés. O artista subiu ao palco conquistando o público português, tanto com os seus maneirismos característicos como com a  sua incrível presença em palco.

O artista prometeu e, na verdade, entregou uma performance incrível, algo constatado pela necessidade de várias pausas em que o público simplesmente aplaudia. Foram também inúmeras as vezes em que o artista interagiu com a plateia, criando um momento de partilha entre o artista e os fãs.

Destaco, mais uma vez, a qualidade de produção do espetáculo que, mesmo tendo em conta o espaço em que o mesmo foi realizado, conseguiu tornar o evento em algo memorável. Espaço esse que deixou muito a desejar em termos de condições de visualização, sendo que a estrutura da tour está concebida para um estádio.

The Weeknd deixou, com certeza, mais uma vez um marco em solo português, que, mesmo debaixo de condições atmosféricas pouco favoráveis, realizou um concerto que ficará na memória de quem teve a incrível oportunidade de o testemunhar ao vivo. 

Fonte da capa: Blitz

Artigo revisto por Beatriz Merêncio

AUTORIA

LINKEDIN | + artigos

Quando era mais nova Carolina descobriu o interesse pelas histórias e ao crescer dedicou-se à escrita como uma forma de processar a sua realidade. Não vive sem a música e tem uma playlist para todos os momentos e moods. Encontrou na Publicidade e Marketing a sua vocação e no futuro espera unir o seu amor pela escrita ao design e ao digital. Agora passa os seus dias a explorar os seus interesses como a leitura, a pintura, a moda e obviamente a música.