Moda e Lifestyle

Um burger king vegan? Para quê?

Para alguns é um sonho, mas a verdade é que tudo o que é bom acaba depressa. O primeiro Burger King vegan da Península Ibérica abriu em Belém, Lisboa, mas só durante um mês.

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Veganismo, a cadeia de fast food abriu o seu primeiro restaurante 100% vegan. Durante todo o mês de novembro e até ao início de dezembro o Burger King de Belém mudou totalmente de cor e de decoração e passou a servir os seus típicos hambúrgueres, mas, desta vez, sem carne e sem nenhum outro ingrediente de origem animal! Entre jardins verticais e muito, muito verde, pôde encontrar-se hambúrgueres totalmente exclusivos.

Fonte: Oscar Pollan

Em 2019, o Burger King iniciou uma parceria com a marca The Vegetarian Butcher, quando adicionou hambúrgueres de origem vegetal ao menu. Três anos depois, esta parceria é celebrada através de um restaurante com um menu inteiramente de origem vegetal – desde as entradas, como os nuggets e os aros de cebola, às sobremesas.

Este conceito é novo em Portugal, mas não na Europa. O Reino Unido e a Áustria também já deram espaço a esta experiência.

Fonte: Rita Alexandra

Em entrevista ao Jornal de Negócios, Jorge Carvalho, diretor-geral do Burger King de Portugal e de Espanha, revela que esta iniciativa tem como objetivo “testar a reação e a aceitação por parte dos clientes portugueses”. Aliás, na decoração do restaurante, é possível ver um poster onde se pode ler a seguinte frase: “(…) para calar a fome, primeiro tens de calar os teus preconceitos”.

Para os amantes de carne, este tipo de estabelecimento surge quase como uma ameaça aos típicos hambúrgueres de origem animal, e a necessidade de existirem estes restaurantes é questionada. A verdade é que o Burger King, apesar de não ser uma cadeia de restaurantes vegan, acaba por ser pioneiro no mundo do fast food de origem vegetal. Esta iniciativa não vem substituir os hambúrgueres de carne, vem apenas trazer mais opções para quem é vegetariano, para quem pretende reduzir o consumo de carne ou, até mesmo, para quem tem curiosidade.

Quem não foi a tempo de visitar o restaurante de Belém durante esta iniciativa pode experimentar os hambúrgueres vegetais que já existiam no menu em qualquer Burger King no país. Não se sabe se e quando uma iniciativa destas vai voltar a acontecer, tudo o que se sabe é que o restaurante 100% vegan não passou de um teste.

Fonte da capa: Mariana Valle Lima, Time Out Lisboa

Artigo revisto por Beatriz Neves

AUTORIA

+ artigos

A Rita tem 20 anos, está a tirar a licenciatura em Jornalismo e foi na Comunicação que encontrou a sua vocação. Tem sempre uma resposta na ponta da língua e, até hoje, a sua avó diz que ela devia era ser deputada!
O seu maior sonho é ser apresentadora de televisão mas, por enquanto, podem encontrá-la algures pela ESCS.