Moda e Lifestyle

As novas lojas Zara e o conceito “white box”

Foi em abril deste mesmo ano que Marta Ortega assumiu o controlo do Grupo Inditex – organização que engloba marcas como Zara, Bershka, Pull&Bear, Stradivarius, entre muitas outras – previamente fundado e gerido pelo seu pai Amancio Ortega. Desde então têm sido inúmeras as mudanças que se fizeram sentir nos diferentes ramos da sua comercialização.

No que diz respeito à Zara, tema sobre o qual incide este artigo, não houve meias medidas e muito menos meios gastos quanto aos fundamentos da sua inovação.

A missão primordial da marca sempre passou por trazer, ou tentar trazer, a um público mais vasto uma experiência de compra semelhante às marcas de luxo, seja esta em termos da qualidade dos produtos ou do atendimento e disposição logística, tendo sempre em conta a acessibilidade dos preços. Visou-se, assim, fundir os dois mundos numa realidade mais inclusiva e, dadas as preocupações atuais, mais sustentável. É dessa forma que a empresa aposta numa nova visão para o seu futuro, investindo no enriquecimento dos seus espaços e na nova conceção de artigos exclusivos – designs arrojados, produtos com melhor qualidade, coleções de edição limitada ou de designer – que apresentam uma expressão/visão diferente dos restantes artigos.

Assim sendo, desde o início do ano a empresa espanhola tem-se dedicado fortemente à modernização e reorganização dos seus espaços, de modo a expressar os novos conceitos aplicados pela marca, os seus valores e objetivos e as novas linhas de artigos, que cada vez mais surgem em diferentes contornos.

Fonte: Nit

Este processo emergiu da aplicação do conceito “White Box”, uma nova ideologia que oferece primazia à amplitude dos espaços, à sua forte (mas sustentável) iluminação e à neutralidade das paredes (brancas) que o limitam, como forma de evidenciar a expressividade e artisticidade das peças e artigos em display. Em conjunto com a decoração do espaço evidenciam-se ainda alguns upgrades a nível do funcionamento da loja e dos serviços prestados ao cliente, tais como a estruturação de secções de sapataria, malas, lingerie e roupa desportiva (coleção athleticz) – que se encontram integrados nas habituais secções de mulher, homem e criança, mas em espaços característicos.

Fonte: Nit

A conjugação do ato de compra online e presencial nunca se constatou de forma tão homogénea, na medida em que a experiência de compra em loja cada vez mais se caracteriza pela sua autonomia e dinamismo, de forma a acompanhar as novas funcionalidades disponíveis também na app Zara. Desde os provadores que automaticamente reconhecem o número de peças e dirigem o cliente para o compartimento atribuído, passando pelas caixas de self-payment, até chegar à “janela” de recolha automática de encomendas – que requer apenas a apresentação do QR Code – sem desvalorizar, em alguns espaços específicos, o atendimento personalizado/acompanhado (funcionário-cliente), são inúmeros os aspetos que reforçam todo este novo sistema.

Estas mudanças têm sido bem recebidas pelo público em geral, que conta com a ajuda preciosa de uma vasta rede de funcionários que o integra nestes novos processos. O conceito de “white box” está cada vez mais presente ao longo do globo, dispondo atualmente de lojas renovadas em Espanha, no Qatar e, agora, em Portugal – na Rua de Santa Catarina, no Porto e no centro comercial Colombo, em Lisboa – estando este projeto destinado a muitos mais espaços, alguns dos quais já se encontram em remodelações. A Zara procura, assim, reforçar a sua presença da melhor forma possível, esperando um ano bastante positivo pela frente.

Fonte da capa: Nit

Artigo revisto por Mariana Saião

AUTORIA

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Apesar de ser Pedro todos lhe chamam Alexandre, embora ele assine sempre com os três nomes (“porque é mais chique”).
Ingressou no curso de RPCE, porém a paixão pela escrita despertou-lhe o interesse em áreas como o Jornalismo, querendo manter desta forma um vasto leque de opções profissionais para o seu futuro, sobre o qual ainda não se decidiu concretamente. A sua personalidade extrovertida e a sua ambição são aspetos que o caracterizam e o impulsionam diariamente a dar o melhor de si em tudo, sonhando com um futuro promissor. Quando confrontado com a oportunidade que a ESCS Magazine lhe providenciou, não pensou duas vezes antes de se inscrever e tenciona tirar o melhor partido possível deste novo desafio.