Voto antecipado regressa para facilitar a vida aos eleitores portugueses
Até dia 26 de setembro os eleitores residentes em Portugal podem inscrever-se para exercer o direito ao voto antecipado.
Para tal, basta aceder ao site https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/ ou pedir via postal endereçado à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 Lisboa.
A iniciativa está aberta a qualquer cidadão que não possa estar presente nas mesas de voto no dia 6 de outubro. Não é necessário nenhum tipo de justificação. Basta aparecer no dia 29 de setembro no local escolhido pelo eleitor, que deve levar consigo o documento de identificação civil, e indicar qual a sua freguesia de inscrição no recenseamento eleitoral. Para saber qual é este local, pode aceder ao seguinte site: https://www.recenseamento.mai.gov.pt/. Em todo o território continental vai existir pelo menos uma mesa em cada município sede do distrito. Na Madeira serão duas mesas: uma na Câmara Municipal do Funchal e outra na Câmara Municipal do Porto Santo. Nos Açores serão nove mesas – uma por cada ilha. Se não usufruir do direito de voto antecipado, ainda que se tenha inscrito, pode votar normalmente no dia 6 de outubro. Para mais informações pode consultar o Portal do Eleitor.
A medida já não é uma novidade e tem dado provas de sucesso. Nas últimas eleições europeias, altura em que foi implementado o novo sistema de votos, inscreveram-se cerca de 19.500 pessoas, segundo a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna Isabel Oneto.
Artigo Revisto por Mariana Coelho