As melhores redes sociais para quem adora ler… e partilhar!

Ler livros é ótimo, mas poder partilhar o que lemos com os outros é ainda melhor! Numa altura em que estamos cada vez mais próximos da tecnologia, da internet e das redes sociais, é preciso tirar o melhor partido dela. Então, por que não juntar o melhor dos dois mundos? Bónus: para além de partilhares o teu gosto por livros, consegues ainda descobrir leituras novas!

Existem muitas opções, mas o pequeno apontamento que aqui fica é um conjunto de sugestões mais práticas e de fácil acesso para os devoradores de livros em Portugal:

GoodReads

Criado em 2006, este site ajuda-te a encontrar a tua próxima leitura, a descobrir novos autores e a saber o que é que os teus amigos andam a ler. Podes pesquisar os livros por autor, título ou até mesmo ISBN! Outra vantagem é a criação de prateleiras virtuais para organizares os teus livros e a possibilidade de cuscar as prateleiras dos outros membros. Podes também atualizar em que estágio da leitura estás, dizendo em que página ficaste ou marcando a opção “currently reading”. Por último, é possível deixar críticas, classificar os livros com “estrelinhas” (de 1 a 5) ou aderir a uma comunidade de leitores específica dentro do universo do site.

 

Wattpad

Assume-se como sendo “a maior comunidade de leitores e escritores do mundo”. Aqui podes ler tanto online como offline, comentar à medida que vais lendo e ter acesso aos comentários dos outros leitores. Esta plataforma permite também criar as tuas próprias obras e o melhor é que também podes aceder à tua conta através da aplicação no telemóvel!

 

BookCrossing

As redes sociais não têm de ser exclusivamente online. O BookCrossing é prova disso. O conceito é simples: os membros deixam um livro num local público (jardins, escolas, transportes públicos) e esperam que outro membro o recupere, o leia e o devolva, deixando-o no local onde o encontrou ou levando-o consigo para outro lado. Os livros podem ser seguidos no site BookCrossing e se quiseres até podes ser tu a deixar um livro teu. Quem sabe… pode dar a volta ao mundo!

Posted in Literatura and tagged , , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *