4 séries espanholas na Netflix que não podes perder!

Há quase 3 anos instalada em Portugal, a Netflix conta com cada vez mais subscritores, um pouco por todo o mundo, e o nosso país não é exceção. Com pouco conteúdo original português, exclusão feita em relação ao espetáculo de stand-up comedy de Salvador Martinha, a plataforma de streaming conta com um catálogo maioritariamente composto por séries e filmes na língua inglesa. Contudo, nos últimos anos têm expandido a sua área de negócios a nível global e têm produzido mais conteúdos não ingleses.

Um dos países que mais recebeu investimento encontra-se já aqui ao lado —Espanha. A Netflix Portugal oferece aos seus subscritores cerca de 15 séries espanholas, das quais 8 têm o selo original. No entanto, levanta-se uma questão: Quais são aquelas que não podes mesmo perder?

 

Na verdade, qualquer uma das 15 parece ser uma boa opção para passar o tempo. Porém, para pessoas com pouco tempo livre, é preciso saber escolher as melhores. Abaixo encontras 4 sugestões e a história de cada uma delas.

 

  • La Casa de Papel (A Casa de Papel)

 

 

Em primeiro lugar na lista, e provavelmente a mais conhecida de todas: “La Casa de Papel”. A par de “13 Reasons Why”, “The Crown” ou “Narcos”, a produção espanhola é um dos maiores sucessos da Netflix.

 

A série retrata a organização e realização do maior assalto do século à Fábrica Nacional da Moeda Espanhola. Uma personagem misteriosa que se apresenta como “O Professor” junta 8 assaltantes. Cada um com habilidades próprias — a serem desvendadas ao longo da trama — e que não têm nada a perder fechando-se dentro da Fábrica para roubarem 2,4 mil milhões de euros.

 

A minissérie de 15 episódios foi produzida por Álex Pina, para o canal de televisão espanhol Antena 3, e estreou no país vizinho no início de maio de 2017. Está dividida em três partes, tendo já estreado duas delas. A terceira e última parte já foi anunciada por parte da gigante de streaming e deverá estrear em 2019.

 

  1. Las Chicas del Cable (As Telefonistas)

Las Chicas del Cable”, também conhecida como “As Telefonistas”, foi a primeira série original Netflix produzida e realizada em Espanha. O drama espanhol estreou a 28 de abril de 2017 na plataforma e já conta com três temporadas — ao todo estão disponíveis 24 episódios até ao momento. A Netflix já anunciou a quarta temporada da série, que deverá estrear no início de 2019.

Produzida e realizada por Rámon Campos, a série passa-se em 1928 na capital espanhola, na época em que as mulheres viviam na sua maioria confinadas ao lar e em que a Companhia Nacional de Telefones se instalou no centro de Madrid.

 

É neste contexto que a Companhia de Telefones abre vagas para a posição de telefonista e a história das quatro personagens principais se cruza: Lídia Aguilar (com um passado misterioso e uma identidade falsa); Marga (uma jovem rapariga vinda da aldeia); Ángeles (a única casada e a mais experiente telefonista da Companhia) e Carlota (a personagem mais vanguardista do drama). Cada uma das quatro tem uma história distinta, mas a união no local de trabalho e os segredos que partilham entre si tornam-nas próximas.

 

  • Tiempos de Guerra (Tempos de Guerra)

 

É também nos anos 20 que encontramos a terceira série da lista. Passada noutro continente, mas produzida igualmente por Rámon Campos, “Tiempos de Guerra” é uma das mais recentes adições ao catálogo da plataforma.

Em Marrocos, mais concretamente em Melilia, combate-se a Guerra do Rife, batalha que durou de 1920 a 1926. Nesta batalha, o exército espanhol tenta manter o controlo sobre o seu território face aos ataques dos rebeldes locais.

 

De Madrid parte um grupo de enfermeiras de alta sociedade para abrirem um hospital, de modo a poderem ajudar os soldados feridos em batalha. No meio da guerra, enfermeiras como Julia Ballester, Pilar Muniz ou Magdalena Medina conseguem encontrar o amor. É a partir destas relações e dos avanços e recuos do exército espanhol no terreno que o drama se desenvolve.

 

Uma produção original da Antena 3 e exibida durante os últimos 3 meses de 2017 chegou à Netflix em 2018. Para já, uma segunda temporada não se encontra nos planos da Antena 3, apesar de ter mantido audiências estáveis ao longo do período de exibição. Porém, a sua entrada na gigante de streaming poderá alterar o rumo da série.

 

 

  • La Catedral del Mar (A Catedral do Mar)

 

Em mais uma parceria conjunta da Netflix com a Antena 3, a última série da lista é provavelmente a mais distinta. “A Catedral do Mar” foi exibida no canal espanhol em maio e disponibilizada para streaming em setembro.

 

Passada no século XIV, em Barcelona, a série retrata a história de vida de Arnau Estanyol (filho de Bernat Estanyol), um simples camponês que em criança foi levado pelo pai para a Catalunha. É nesta cidade que Bernat, uns anos mais tarde, é morto por um poderoso senhor feudal. Como consequência desta morte, Arnau é obrigado a trabalhar na construção da igreja Santa María del Mar. Sem nunca esquecer o desejo de vingança, ele acaba por ser bem-sucedido e enriquecer, o que origina a inveja de muitos nobres, da Inquisição e cria a própria trama da série.

 

Com apenas uma temporada de 8 episódios, não parece provável a existência de uma segunda, visto que a história de vida de Arnau é bem descrita ao longo de todos os episódios. Porém, a Netflix provou-nos, com “La Casa de Papel” (que teve igualmente um final coerente), que existe a possibilidade de novos episódios do drama espanhol.

 

Artigo corrigido por: Rita Serra

Artigos recentes

Isto Não É Ficção

Se é isto um homem é o relato de um sobrevivente, Primo Levi, a uma das páginas mais negras da história recente: o Holocausto. O

Ler mais »

Um adeus a Luis Sepúlveda

Um mês depois da sua morte devido à covid-19, Luis é ainda relembrado – com uma história de vida incrível, certamente memorável para muitos. Escritor,

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *