450 enfermeiros contratados para os hospitais do Serviço Nacional de Saúde

O Ministério da Saúde anunciou, este sábado, que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) terão mais 450 enfermeiros e 400 assistentes operacionais. A contratação é por tempo indeterminado e permite responder às necessidades dos hospitais. Estão em vista mais contratações.

O gabinete da ministra da Saúde, Marta Temido, explica, através de uma nota, que estas contratações respondem “em simultâneo, às necessidades sazonais, ou seja, associadas ao período de inverno e ao surgimento de síndromes gripais e respiratórios”. Os hospitais já podem iniciar as contratações e até ao final de janeiro os profissionais devem estar em funções.

Para o presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, José Carlos Martins, e Lúcia Leite da Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros, este número de profissionais contratados é pouco. As estruturas sindicais dos enfermeiros consideram que mais 1000 profissionais seria o ideal. Estão previstas mais contratações, mas não há números definidos, segundo a secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.

Com as temperaturas baixas e a aproximação do pico da gripe, os serviços de saúde registam uma grande afluência de pessoas. A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma que a situação é complicada. “Há hospitais que estão com uma grande afluência – já ultrapassamos os cem mil episódios de urgência por semana”, admite Graça Freitas à TSF.

Os planos de contingência dos serviços de saúde vão ser ativados e incluem um horário alargado e um reforço nas equipas médicas.


Corrigido: Beatriz Pardal

Artigos recentes

Isto Não É Ficção

Se é isto um homem é o relato de um sobrevivente, Primo Levi, a uma das páginas mais negras da história recente: o Holocausto. O

Ler mais »

Um adeus a Luis Sepúlveda

Um mês depois da sua morte devido à covid-19, Luis é ainda relembrado – com uma história de vida incrível, certamente memorável para muitos. Escritor,

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *