Atualidade,  Informação

5 de outubro volta a ser comemorado na rua

A implantação da República voltou este ano a ser comemorada na Praça do Município em Lisboa, depois de três anos consecutivos a ser comemorada no Salão Nobre da Câmara Municipal. Este foi também o ano em que o dia 5 de outubro voltou a ser feriado, depois de ter sido eliminado em 2013.

A cerimónia na Câmara de Lisboa teve início pelas 11 horas, quando o Presidente da República hasteou a bandeira nacional na varanda do salão nobre dos Paços do Concelho, terminando com o desfile das forças em parada.

Na parte da tarde, Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente na cerimónia militar de entrega de Espadas na Academia Militar a 73 oficiais do Exército que concluíram o curso em 2015-2016. O dia foi ainda marcado pela visita presidencial à primeira Mercearia Social de Lisboa (inaugurada em abril na Junta de Freguesia de Santo António).

O dia terminou com a cerimónia de imposição de condecorações no Palácio de Belém, onde foram condecorados o histórico dirigente socialista Manuel Alegre, o ex-presidente do Tribunal de Contas Guilherme d’Oliveira Martins e o ex-presidente do Tribunal Constitucional Joaquim Sousa Ribeiro.

Este ano a Câmara de Lisboa, a quem compete organizar as comemorações, abriu ao público a cerimónia, que nos últimos anos foi reservada à classe política.

Foi também a primeira vez que o primeiro-ministro, António Costa, participou nas cerimónias como chefe do governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *