Música

5 memoráveis bandas sonoras

“In a galaxy far far away” é a mítica frase que nunca vem só. Quantas vezes relembramos uma música de um determinado filme, como a do Harry Potter ou a do Titanic, antes de pensarmos na sua história. A banda sonora é uma parte essencial de um filme, sem a qual estes acabam por se tornar aborrecidos e sem emoção. O som é o que causa sensações no espectador – o que nos faz arrepiar, aquilo que nos emociona, aquilo que nos assusta. Quando bem escolhida, a música marca aquele filme na nossa memória. Um exemplo disso é a tenebrosa sinfonia de entrada do Darth Vader.

Por isso, aqui tens uma lista de 5 memoráveis banda sonoras:

The greatest Showman SoundTrack

Uma recente mas poderosa banda sonora que quebrou recordes em 2018, depois da estreia do filme em dezembro de 2017. The Greatest Showman Soundtrack foi considerado o melhor álbum vendido em 2018. Chegou ao primeiro lugar nos charts de vários países, como a Austrália, o Japão, o Reino Unido e os EUA. O álbum também chegou ao primeiro lugar no iTunes em mais de 60 países.

As músicas presentes no filme transmitem mensagens fortes e abordam temáticas atuais, o que faz com que seja fácil identificarmo-nos com elas. São exemplos a música This Is Me, que fala de nos aceitarmos a nós próprios com todas as imperfeições e inseguranças, ou a música Rewrite The Stars, que se refere a dois amantes que não podem ficar juntos devido às “regras” impostas pela sociedade.

A Star Is Born Soundtrack

Uma banda sonora que apaixonou muitos. As músicas que fazem parte do filme romântico juntam um pouco de country, pop e blues rock. O álbum, que concebe as músicas da cantora Lady Gaga e de Bradley Cooper, chegou ao top dos charts em 15 países e teve a maior semana de vendas para uma banda sonora em mais de três anos.

As músicas ouvidas ao longo do filme acompanham a jornada das personagens, fazendo-nos sentir as desavenças e sentimentos das mesmas durante a história. A música Shallow, que ganhou um Oscar de Melhor Canção Original, conta a história de amor dos protagonistas. Lady Gaga, numa entrevista, confirmou que a música é um diálogo entre um homem e uma mulher e ambos estão dispostos a comunicar um com o outro. A cantora pensa que essa será uma das razões que torna a música tão emotiva.

La La Land Soundtrack

Uma banda sonora cativante que, embora por vezes não encaixe nas cenas do filme, acaba por torná-las mais emotivas e agradáveis. Esta soundtrack ganhou 2 grammys – Best Score Soundtrack for Visual Media e Best Compilation Soundtrack for Visual Media – e teve também uma nomeação para um Oscar. Nas músicas pode ouvir-se um pouco jazz à mistura devido ao facto de o protagonista ser um músico de jazz.

O single principal do filme, City of Stars, não é a música mais cativante da banda sonora, pois apela à emoção e acaba por contar o enredo da história de amor dos dois personagens.

Mamma Mia Soundtrack

Uma banda sonora divertida e animada. Nesta lista não podia faltar a fantástica e lendária soundtrack dos filmes Mamma Mia. Todos cantamos a discografia dos ABBA que acompanha tanto o primeiro como o segundo filme. As músicas encaixam perfeitamente em cada cena, fazendo-nos sentir as emoções das personagens. Como exemplo, a cena, no Mamma Mia: Here we go again, em que Dona canta a música Mamma Mia depois de uma traição.

A banda sonora do segundo filme teve cerca de 15 mil vendas físicas e digitais, juntamente com o streaming. Este álbum ficou também em primeiro lugar nos charts durante bastante tempo.

Grease Soundtrack

Uma banda sonora imortal com mais de 40 anos. As suas músicas continuam a ser ouvidas e reconhecidas por todos atualmente. Conhecemos o single “You’re the one that I want”, que representa um dos momentos mais importantes para o filme e para a personagem principal, Sandy.

O álbum deste filme vendeu mais de 38 milhões de cópias no mundo inteiro, tornando-se um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. Um completo fenómeno que nos leva a viajar no tempo até aos anos 70.

Artigo Revisto por Ana Roquete