Editorias, Made in ESCS

Mentoring RPCE

12485799_709256775842882_7296445974533956731_o

Foi no dia 7 de Janeiro que aconteceu mais um mentoring organizado pela AE ESCS, desta vez de RPCE. Como é habitual, estiveram presentes cinco ex-alunos da licenciatura em questão para partilhar as suas aventuras depois de terminado o curso. Com diferentes percursos e diferentes experiências, já todos se encontram no mercado de trabalho.

Estiveram presentes a Nádia Pereira, a trabalhar na Porter Novelli, a Tânia Santos, por parte da NOS, o Francisco Serra, na YoungNetwork, a Sofia Silva, a trabalhar na Notable, e o Diogo Vasques, da Outsystems. Apesar de todos terem as mesmas origens no que toca à licenciatura, os rumos que seguiram foram sendo moldados pelas oportunidades que foram surgindo e pelas escolhas que decidiram fazer. Este foi um grupo de convidados que, segundo a organização, permitiu uma grande diversidade na partilha de experiências, não só pelas idades dos diferentes oradores, como pelas empresas em que se encontram a trabalhar e as funções que estão a exercer. Diogo Vasques, por exemplo, acabou por enveredar pelo ramo do marketing, reflectindo-se isso no seu actual trabalho. Mas, mesmo dentro das RP, puderam-se conhecer novas possibilidades de trabalho, como a experiência de Sofia Silva com um trabalho menos convencional na Notable, agência que gere e trabalha com inúmeras figuras públicas.

Em debate estiveram inúmeros temas, contando com uma activa participação dos interessados presentes. Um dos principais tópicos debatidos foi a importância do mestrado para o mercado e se este devia acontecer logo após a licenciatura, ou se seria mais vantajoso assumir primeiro um estágio profissional. Também foi valorizada e lembrada a importância de participar nos diferentes núcleos e projectos dinamizados na ESCS, uma vez que estes dão uma preparação diferente para o que o mercado procura e conferem um lado mais experimental. Como foi dito por diversas vezes, “mais do que as notas, contam a personalidade e as experiências do candidato”, pelo que a diversificação de áreas e tarefas é sempre uma boa aposta.

Para Joana Fidalgo, aluna do 3º ano da licenciatura de RPCE, esta foi uma experiência muito importante, pois “o mentoring permitiu um conhecimento e uma maior aproximação daquilo que é realmente feito no mercado de trabalho. Constituiu-se como uma oportunidade de ter várias perspetivas sobre o que é ser um Relações Públicas e sobre a sua multiplicidade de funções. Na minha opinião, iniciativas como esta têm uma grande influência nas decisões dos futuros profissionais de comunicação. Não só pela partilha de experiências, mas sobretudo pelos conselhos e dicas que são transmitidos nestas atividades.”.

Catarinha Farinha, também aluna do 3º ano da licenciatura de RPCE, afirmou que “o mentoring de RPCE é um ponto de contacto muito interessante entre os alunos e o mundo do trabalho. Teres pessoas que já estiveram no teu lugar a falar sobre a sua experiência profissional e a dar-te conselhos para o futuro é muito importante, particularmente quando estás na recta final da licenciatura!”.

12466298_709257139176179_3590214411097643248_o

Inês Veiga, organizadora do evento por parte da AE ESCS, revelou que “foi muito interessante, porque foi super diversificado. Normalmente os alunos só pensam em agência, mas ficou provado que o cliente tem muito potencial e muito a oferecer. Aqui também há muitas oportunidades e é importante que os alunos percebam melhor este lado. Quanto aos estágios, também foi possível debater aspectos que considero muito relevantes e que me são úteis, visto que também eu sou aluna de RPCE e estou prestes a ingressar no mercado de trabalho.”.

Com uma audiência cheia, foi possível encontrar presentes alunos e ex-alunos das várias ofertas formativas da ESCS, não sendo o tema uma barreira ou factor de desinteresse para as outras áreas e respectivos alunos. Esta foi mais uma excelente iniciativa por parte da AE ESCS e aguardamos ansiosamente pela próxima!

Fotografias cedidas pelo número f.

AUTORIA

+ artigos