8 hinos sobre empoderamento feminino

Guerreiras, corajosas e resilientes são alguns dos adjetivos para descrever as mulheres, tendo em conta eventos do passado e também do nosso século. Para exaltar toda a forma de expressão feminina aqui ficam algumas músicas:

Cyndi Lauper- Girls Just Want To Have Fun

Com um ritmo alegre e catchy, a música lançada em 1983 é até aos dias de hoje um hino para a era feminista. Inicialmente cantada por Robert Hazard em 1979, Cyndi Lauper decidiu gravar a sua versão segundo um ponto de vista feminino. Afirma que as mulheres querem poder ter as mesmas experiências que os homens e no fundo poderem divertir-se também.

Whitney Houston- I’m Every Woman

Música originalmente cantada por Chaka Khan em 1978, desde então foi regravada por vários artistas incluindo Whitney Houston em 1993. Uma mulher multifacetada e capaz de ter um pouco de todas as mulheres ao mesmo tempo é o tema principal desta canção dance-pop.

Destiny’s Child- Independent Woman

Esta banda sonora do filme Charlie’s Angels, de 2000, representa muito bem a questão de ser uma mulher independente que pode contar consigo mesma e tudo que adquiriu, neste caso bens materiais, é devido ao seu próprio mérito.

The Cheetah Girls- Girl Power

O título da música desta girlsband da Disney Channel explica tudo! Com um repertório de músicas semelhantes sobre empoderamento feminino, nesta canção afirmam que as mulheres têm uma verdadeira e inata capacidade de brilhar. Foi a inspiração para muitas meninas da geração dos anos 2007/2008.

Beyoncé- Who Run The world (Girls)

Música icónica quando o assunto é mulheres! É impossível não acompanhar a frase chave da música “who run the world? Girls” ao ouvi-la. A Queen B canta sobre vários tipos de mulher em que todas são dignas e capazes de comandar o mundo. Desta vez uma música a solo, porém semelhante à mensagem de Independent Woman da sua antiga banda Destiny’s Child.

Little Mix-Salute

Música em estilo de marcha que faz alusão a aspetos militares misturados com o mundo feminino. A música do álbum com o mesmo nome apela às mulheres de todo o mundo que se juntem e formem uma espécie de exército, visto que cada uma delas já é uma guerreira.

Fifth Harmony- Bo$$

Música lançada em 2014 sobre a independência e autoconfiança das mulheres. Cada uma trabalha arduamente e merece ser reconhecida por isso. Faz referência a duas mulheres que trabalharam muito até chegarem ao topo e agora são exemplos a seguir, Michelle Obama e Oprah.

Kesha-Woman

O álbum Rainbow lançado em 2017 mostra uma diferente Kesha, mais madura e deixando um pouco de lado a máscara de party girl de 2009. Nesta música de estilo funk, country e rock, Kesha admite que é uma mulher autossuficiente, forte e adora sê-lo. É capaz de pagar as suas próprias contas e comprar tudo com o dinheiro que ganhou do seu próprio trabalho.

Artigos recentes

A arte para além de uma moldura

A exposição “Genius or Vandal – an unauthorized show” chegou a Portugal no dia 14 de junho à Cordoaria Nacional, em Lisboa, onde estará aberta

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *