Antes de Fátima, Papa visita Cairo
A Santa Sé anunciou que o Papa Francisco tem viagem marcada para o Egipto entre 28 e 29 de abril.
Após 17 anos, o Vaticano volta a ser convidado para visitar o Egipto, desta vez no próximo mês de abril. A última vez que um Papa veio ao Cairo foi em 2000, com João Paulo II, para celebrar a peregrinação jubilar.
Segundo, o porta-voz do Vaticano, Greg Burke, o convite foi realizado por várias entidades nacionais e religiosas, como o presidente do país, Abdel Fattah El-Sisi, os bispos da Igreja Católica, o Papa da Igreja Ortodoxa Tawadros II, e o grande imã da mesquita de Al Azhar, Cheikh Ahmed.
O objetivo desta visita será estreitar os laços existentes entre a Igreja Católica e o Islão, num momento em que esta última religião é posta em causa na Europa e no mundo ocidental.
Apesar de o programa de visita à cidade do Cairo ainda não ter sido publicado, a agência ANSA revela que o Papa Francisco visitará a Universidade Al-Azhar, que é considerada a instituição religiosa sunita mais valorizada do islamismo, sob a orientação do grande imã Ahmed al-Tayeb.
No entanto, este encontro não será o primeiro entre Francisco e o grande imã Ahmed al-Tayeb, uma vez que este já tinha visitado o Vaticano no ano passado, a 23 de maio.
É de relembrar que a visita à capital do Egipto é a primeira deslocação de 2017 que o Papa realiza ao exterior e antecede as duas próximas: a visita ao Santuário de Fátima, em comemoração do centenário das aparições (12 e 13 de maio); e a ida à Colômbia, entre 6 e 11 de setembro.