Jovens portugueses estão entre os mais obesos da Europa
Portugal está entre os cinco países da Europa com maior taxa de obesidade. O relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde revela que a prevalência da obesidade na faixa etária mais jovem da população portuguesa é de 5%.
Segundo o documento da Organização Mundial de Saúde (OMS) que compara dados de 2002 e de 2014 o prevalecimento da obesidade nos jovens portugueses tem vindo a aumentar.
O abandono da dieta mediterrânica associado ao insuficiente consumo de vegetais e fruta têm contribuído para o aumento da obesidade nas camadas mais jovens da população.
No relatório da OMS, a crise económica nos países do sul da Europa é apontada como o principal fator que justifica os níveis existentes de obesidade.
Os rapazes são os mais afetados por este distúrbio alimentar. Em Portugal, um em cada dez rapazes com 11 anos é obeso, o que, em percentagem, corresponde a mais de 10%.
Por outro lado, o sexo feminino é aquele que apresenta menor registo de excesso de peso: a obesidade nas raparigas situa-se nos 4%.
A Organização Mundial de Saúde divulga ainda que os jovens do sexo masculino dos estratos socioeconómicos mais desfavorecidos são os mais expostos a este comportamento alimentar.
Os especialistas alertam para o facto de as crianças obesas terem maior probabilidade de desenvolver doenças como diabetes, asma, dificuldades de sono, doenças cardiovasculares, problemas psicológicos e isolamento social.
Portugal é apenas ultrapassado pela Grécia, Macedónia, Eslovénia e Croácia. Um em cada três europeus tem excesso de peso.