Saiorse Ronan – a atriz irlandesa mais cobiçada de Hollywood
Uma das atrizes mais cobiçadas do mundo cinematográfico, Saiorse Ronan, subiu ainda mais no pódio este ano. Isto devido à sua terceira nomeação para o óscar, desta vez de melhor atriz. A atriz, de 25 anos, apresenta um talento promissor para Hollywood.
| O Começo |
Saiorse Una Ronan nasceu em Nova Iorque, a 12 de abril de 1994. Começou a sua carreira ainda criança quando, em 2007, contracenou em “Atonement”, o que lhe valeu nomeações para um BAFTA como melhor atriz secundária em cinema, um Globo de Ouro e um Óscar, ambos para Melhor Atriz Secundária.
A partir daí, a sua carreira não parou de ascender. Em 2016, foi indicada para a categoria de melhor atriz nos Óscares pelo seu papel no filme “Brooklyn” e, este ano, tal como foi dito, venceu o globo de ouro de melhor atriz em comédia ou musical com o filme “Lady Bird”.
Saiorse Ronan mudou-se com os pais para a Irlanda quando tinha três anos de idade e cresceu no condado de Carlow, onde acabou por ter aulas em casa. Os seus pais eram atores, o que possibilitava a Saiorse acompanhá-los nos sets das filmagens.
A lista de filmes nos quais Saiorse já participou e vai participar não para de crescer, contando já com vinte e um filmes:
- Lady Bird: A Hora de Voar (Lady Bird, 2017)
- On Chesil Beach (2017)
- The Seagull (2016)
- Com Amor, Van Gogh (Loving Vincent, 2016)
- Brooklin (Brooklyn, 2015)
- Stockholm, Pennsylvania (2015)
- Rio Perdido (Lost River, 2014)
- O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel, 2014)
- Justin e a Espada da Coragem (Justin and the Knights of Valour, Voz, 2013)
- Minha Nova Vida (How I Live Now, 2013)
- A Hospedeira (The Host, 2013)
- Byzantium (2012)
- Violet & Daisy (2011)
- Hanna (2011)
- Caminho da Liberdade (The Way Back, 2010)
- Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones, 2009)
- Cidade das Sombras (City of Ember, 2008)
- Atos que Desafiam a Morte (Death Defying Acts, 2007)
- Desejo e Reparação (Atonement, 2007)
- The Christmas Miracle of Jonathan Toomey (2007)
- Nunca é Tarde Para Amar (I Could Never Be Your Woman, 2007)
| 2017 |
Saiorse Una Ronan subiu ainda mais no pódio devido à sua nomeação para o óscar de melhor atriz este ano (2018).
“Lady Bird”, o filme nomeado para cinco óscares da academia, incluindo o de “Melhor Filme” e “Melhor Realizador”, está a dar que falar por contar uma história que toca a maioria dos entusiastas que assistem ao filme.
A atriz já conta com três nomeações para os óscares e para os globos de ouro, tendo ganho o seu primeiro na edição deste ano, para “Melhor Atriz num Filme de Comédia ou Drama”, com este mais recente filme. Vamos esperar que, brevemente, Ronan ganhe o seu primeiro óscar.
| Futuro |
Para 2018, Saiorse entrará em mais dois filmes (até agora confirmados). “The Seagull”, um filme dramático americano baseado num livro com o mesmo titulo. O filme conta com a participação de Saiorse, Annette Bening e Corey Stoll. Vai estrear no Tribeca Film Festival e está programado para estrear a 11 de maio.
O segundo filme é “Mary Queen of Scots”, um drama histórico baseado na biografia de John Guy, “My Heart it My Own: A Vida de Maria, Rainha dos Escoceses”. Neste filme, irão participar Margot Robbie, David Tennant, Jack Lowden, entre outros. O lançamento do filme está previsto ser nos Estados Unidos a 2 de novembro.