8 hinos sobre empoderamento feminino
Guerreiras, corajosas e resilientes são alguns dos adjetivos para descrever as mulheres, tendo em conta eventos do passado e também do nosso século. Para exaltar toda a forma de expressão feminina aqui ficam algumas músicas:
Cyndi Lauper- Girls Just Want To Have Fun
Com um ritmo alegre e catchy, a música lançada em 1983 é até aos dias de hoje um hino para a era feminista. Inicialmente cantada por Robert Hazard em 1979, Cyndi Lauper decidiu gravar a sua versão segundo um ponto de vista feminino. Afirma que as mulheres querem poder ter as mesmas experiências que os homens e no fundo poderem divertir-se também.
Whitney Houston- I’m Every Woman
Música originalmente cantada por Chaka Khan em 1978, desde então foi regravada por vários artistas incluindo Whitney Houston em 1993. Uma mulher multifacetada e capaz de ter um pouco de todas as mulheres ao mesmo tempo é o tema principal desta canção dance-pop.
Destiny’s Child- Independent Woman
Esta banda sonora do filme Charlie’s Angels, de 2000, representa muito bem a questão de ser uma mulher independente que pode contar consigo mesma e tudo que adquiriu, neste caso bens materiais, é devido ao seu próprio mérito.
The Cheetah Girls- Girl Power
O título da música desta girlsband da Disney Channel explica tudo! Com um repertório de músicas semelhantes sobre empoderamento feminino, nesta canção afirmam que as mulheres têm uma verdadeira e inata capacidade de brilhar. Foi a inspiração para muitas meninas da geração dos anos 2007/2008.
Beyoncé- Who Run The world (Girls)
Música icónica quando o assunto é mulheres! É impossível não acompanhar a frase chave da música “who run the world? Girls” ao ouvi-la. A Queen B canta sobre vários tipos de mulher em que todas são dignas e capazes de comandar o mundo. Desta vez uma música a solo, porém semelhante à mensagem de Independent Woman da sua antiga banda Destiny’s Child.
Little Mix-Salute
Música em estilo de marcha que faz alusão a aspetos militares misturados com o mundo feminino. A música do álbum com o mesmo nome apela às mulheres de todo o mundo que se juntem e formem uma espécie de exército, visto que cada uma delas já é uma guerreira.
Fifth Harmony- Bo$$
Música lançada em 2014 sobre a independência e autoconfiança das mulheres. Cada uma trabalha arduamente e merece ser reconhecida por isso. Faz referência a duas mulheres que trabalharam muito até chegarem ao topo e agora são exemplos a seguir, Michelle Obama e Oprah.
Kesha-Woman
O álbum Rainbow lançado em 2017 mostra uma diferente Kesha, mais madura e deixando um pouco de lado a máscara de party girl de 2009. Nesta música de estilo funk, country e rock, Kesha admite que é uma mulher autossuficiente, forte e adora sê-lo. É capaz de pagar as suas próprias contas e comprar tudo com o dinheiro que ganhou do seu próprio trabalho.