Resumo da 7ª Jornada da Liga Portuguesa Três grandes vencem, mas Famalicão não desarma
Numa jornada atípica em que houve cinco resultados de 1-0, o Famalicão continua como líder da prova.
Boavista e Tondela inauguraram a jornada sete do campeonato, não passando de um nulo.
No sábado, o Moreirense desperdiçou uma vantagem de um golo em casa do Marítimo num espaço de dois minutos, vendo Rodrigo Pinho a bisar e a dar uma importante vitória à equipa da casa. Destaque ainda para o Famalicão, que segurou a liderança na liga (e que belo campeonato que tem feito!), ao derrotar o Belenenses SAD por 3-1, com Lameiras novamente em destaque.
Ainda no sábado, o Benfica recebeu e venceu por 1-0 o Vitória de Setúbal. Os encarnados suaram para vencer, voltando a rubricar uma exibição aquém do exigível, chegando mesmo a apresentar algumas dificuldades perante um Vitória de Setúbal com a sua já habitual organização defensiva. Carlos Vinicius garantiu os 3 pontos para a equipa da casa, apontando um bonito gesto técnico no golo, demonstrando que pode ter mais minutos. Destaque ainda para Rúben Dias, Gabriel (boa entrada em jogo, garantindo mais criatividade à equipa vermelha e branca), contrastando com elementos como Taarabt (uns furos abaixo), Pizzi e Seferovic. Do lado dos sadinos, Makaridze estava a realizar uma exibição competente, mas falhou no golo sofrido. O ataque pouco se viu.
No domingo, os quatro jogos resultaram em quatro vitórias – todas com o mesmo resultado. O Braga foi a Portimão vencer por 0-1, conquistando a sua segunda vitória neste campeonato – não triunfava desde a 1.ª jornada. O Vitória de Guimarães e o Santa Clara receberam e venceram, respectivamente, o Paços de Ferreira e o Santa Clara.
No jogo grande do dia, o Porto deslocou-se a Vila do Conde, valendo o golo de Marega. Uma entrada forte dos dragões permitiu um jogo tranquilo, porém o Rio Ave, embora com mais posse de bola na 2.ª parte, raramente incomodou a equipa azul e branca. Destaques para Uribe, Alex Telles, contrastando com elementos como Danilo e Manafá. Do lado do Rio Ave, os centrais sentiram dificuldades, tal como Tarantini e Diego Lopes, que passaram ao lado do jogo.
A jornada encerrou na segunda-feira, com o Sporting a deslocar-se à Vila das Aves e a triunfar por 0-1, após golo de Bruno Fernandes de grande penalidade. A equipa da casa somou a sua 5.ª derrota seguida, ao contrário da equipa verde e branca, que sai vitoriosa do primeiro jogo de Silas enquanto treinador. Bolasie voltou a ser um dos destaques do jogo, ao contrário de Jesé, que continua sem se entrosar na equipa.
A jornada 8 só começa a ser jogada a partir do dia 25, com uma distância de quase 1 (!) mês para a jornada 7. O Benfica desloca-se a Tondela, o Sporting recebe o Vitória de Guimarães e o Porto recebe a sensação Famalicão.
Artigo revisto por Lurdes Pereira
AUTORIA
Apaixonado pelo futebol desde que se conhece, André adora uma boa discussão futebolística. Acompanha ainda wrestling, particularmente a WWE e a AEW. Refugia-se na escrita, sonhando ser jornalista desportivo e procurando acrescentar algo mais a esta área.