Capital

As mudanças na capital durante a quarentena

Restaurantes e cafés

Nos últimos meses, a sociedade teve de aprender a reinventar-se e a encontrar soluções para não estagnar e para as empresas não perderem o seu ânimo.

Como tal, muitos dos restaurantes e cafés de Lisboa começaram a mudar o rumo da sua estratégia de venda. Alguns deixaram de servir à mesa e passaram a ter apenas take-away, mas outros fecharam mesmo portas e abriram o serviço ao domicílio. Para além disso, houve ainda restaurantes que criaram uma parceria com as empresas Glovo e Uber Eats para a sua comida poder chegar a casa dos clientes.

Mas afinal quais são os restaurantes e cafés de cuja magnífica comida podes continuar a usufruir?

Costumavas ir tomar um brunch ou um lanche ao final do dia de trabalho a uma esplanada na capital? Ainda o podes fazer, mas agora na varanda de tua casa. O famoso casal Nicolau e Amélia já chegou à Uber Eats. Estes dois cafés, um na baixa lisboeta e outro em Campo de Ourique, fecharam as portas das suas lojas para chegarem a tua casa.

Estás num daqueles dias em que o que é tradicional é bom? Existem vários restaurantes portugueses em Lisboa que já oferecem serviço para usufruíres em casa. A Clássica Casa dos Frangos de Moscavide (Uber Eats e take-away), o Prado (take-away ou serviço de entrega ao domicílio próprio) ou o Bairro do Avillez (take-away) trazem comida tradicional portuguesa até tua casa.

Se te apetece apenas um prato rápido, como um hambúrguer, e és grande fã dos restaurantes Honorato e o Ground Burguer, estes já estão disponíveis para poderes comer o teu prato preferido em casa.

Não podemos visitar outros países, é verdade, mas a melhor forma de poderes viajar estando em casa é através da comida. Por isso, vários restaurantes chineses, japoneses, italianos ou até mexicanos expandiram os seus serviços para entrega ao domicílio ou fizeram uma parceria com empresas como a Uber Eats ou a Glovo.

Claro está que não podia faltar uma sobremesa em casa e, por isso, há pastelarias e cafés que também não se esqueceram de ti. Brigadeirando (serviço próprio de domicílio e take-away por encomenda), Baru Pastry (serviço próprio de domicílio) ou o Santini (Uber Eats e Glovo) têm dos melhores doces e gelados para te oferecer.

Portanto, já sabes: basta decidires qual o prato que te apetece hoje e pesquisares se esse restaurante ou café tem o serviço ao domicílio. Ou então, através de um clique, tens a Uber Eats ou a Glovo a baterem-te à porta de casa.

Para além destes negócios, a solidariedade começou a crescer. Os projetos iniciados por cidadãos aumentaram para que as pequenas e médias empresas de fornecedores, agricultores e produtores portugueses não ficassem a perder neste tempo complicado.

Projetos como o Hora de Encomenda, Prove – Promover e Vender ou Caravana Arqueológica iniciaram-se para promover os produtos portugueses e a entrega ao domicílio.

Artigo corrigido por Margarida Saltão

AUTORIA

+ artigos

22 anos de vida e nos últimos 9 não se via a fazer nada mais do que jornalismo. Atualmente, a sua grande paixão é a revisão de texto e o seu cantinho Meia Dúzia de Erros. Lisboeta de nascença, mas o seu coração mora onde há mar. Sempre com um olho à procura de novos desafios. E o outro mantém-se no presente, sempre a fazer o melhor possível.