Artes Visuais e Performativas

Máscaras, animações e teatro – O Museu da Marioneta

Dia 1 de novembro vai ser possível, no Museu da Marioneta, passar uma manhã assustadoramente divertida: o museu é conhecido pelas suas manhãs de oficinas criativas – na altura do Halloween, as criações serão aterradoras.

Fonte: https://www.facebook.com/museudamarioneta/photos

As atividades são vocacionadas para os mais pequenos e para o convívio familiar, sendo que cada família terá acesso a uma mesa para a construção dos seus fantoches, cumprindo sempre as direções da DGS.

Para além das suas famosas oficinas plásticas, o Museu da Marioneta tem uma exposição permanente, onde é possível conhecer marionetas de todos os pontos do globo, bem como de várias eras. A missão deste espaço é preservar todas as peças relacionadas com a animação, as artes, o teatro, etc., divulgando as mesmas de uma forma pedagógica e educacional, evitando assim que peças como as marionetas ou os fantoches de pano caiam no esquecimento dos mais pequenos.

A dinâmica do espaço resulta de uma abundância de exposições temporárias que podem ser visitadas de terça a domingo. E para aqueles que, com a chegada do tempo mais fresco, procuram um plano agradável, aqui estão as exposições a não perder:

              – “O que é uma marioneta?” – No dia 17 de outubro, será realizada uma visita guiada pelo museu, onde as marionetas ganham vida. Desde as suas histórias de origem ao design das roupas e bonecos, a criação de uma marioneta é um processo longo e mágico.

              – “Germinação” – Nos dias 24 e 25 de outubro, o teatro dorme no Museu da Marioneta. Indicado para um dia em família e para o agrado dos mais novos, o teatro “germinação” é um excelente exemplar de teatro com fantoches.

              Por fim, e porque o museu da marioneta não é um museu somente para crianças, os marretas chegam a Lisboa no dia 6 de novembro. O atelier de construção tem o objetivo de ensinar as técnicas de Jim Henson na construção de um marreta. Um projeto nostálgico e educativo, perfeito para uma tarde passada com amigos.

É importante relembrar que os bilhetes para qualquer evento do museu estão disponíveis no site  https://www.museudamarioneta.pt/ e ainda que, para quem não se puder deslocar, a cultura continua a estar apenas a um clique de distância, com as visitas virtuais que o museu oferece.

Fonte: https://www.facebook.com/museudamarioneta/photos

Artigo escrito por: Andreia Simão

Revisto por: Miguel Bravo Morais