Lifestyle

Resoluções de Ano Novo: qual é o segredo para cumpri-las em 2022?

O mais tardar na viragem do ano, quando o fogo de artifício se apodera do céu da meia-noite, todos temos o hábito de rever mentalmente o ano anterior. Destacam-se os eventos mundiais, mas, acima de tudo, os episódios pessoais. O que é que eu conquistei? Fui feliz? O que é que eu podia ter feito melhor? 

Se o teu ano não correu como o planeado, não te preocupes, porque não estás sozinho! As resoluções de ano novo são rapidamente descartadas, e os velhos padrões de comportamento retomados – até aqueles objetivos que determinamos repetidamente e que deveriam, portanto, ter prioridade. Uma alimentação mais saudável, mais exercício físico, mais tempo dedicado aos estudos, ou consumir menos álcool são aquelas resoluções clássicas de Ano Novo, que se quebram depois de apenas poucas semanas. No entanto, teres falhado no ano anterior não significa uma derrota neste ano… Sim! Uma nova dieta requer muita força de vontade, assim como um novo plano de estudos, mas não são metas impossíveis de alcançar. Mas qual será o segredo para fazer e manter as resoluções de Ano Novo?

Ultrapassar limites passo a passo

As resoluções de ano novo são facilmente abandonadas quando são demasiado exigentes. Em vez de te comprometeres a mudar totalmente a dieta, começa por incluir mais frutas e vegetais na alimentação. Se já consomes verduras suficientes, podes almejar para a redução do consumo de açúcar, por exemplo.

O mesmo se aplica à atividade física: um plano de treinos que define a realização de exercícios durante 30 minutos, duas vezes por semana, poderá ser mais eficaz do que um que inclua exercício diário intenso. Então, quando tiveres feito isto consecutivamente durante algum tempo, podes estabelecer um novo objetivo que seja mais desafiante. Podes aumentar o grau de dificuldade gradualmente, até chegares àquela que era a tua intenção inicial!

Saber definir objetivos 

A razão pela qual as pessoas raramente sucedem no cumprimento das resoluções de Ano Novo é o facto de os objetivos não terem sido bem definidos previamente. Eu gosto de usar o método SMART. Esta técnica define que, para que o nosso objetivo seja alcançado, este deve ser específico, mensurável, atingível e realista, bem como deve ter um prazo. Por exemplo: Para aumentar a minha média, eu preciso de atingir a nota 17 no próximo teste de português. Vou estudar três vezes por semana, durante, pelo menos, duas horas. 

O método SMART oferece orientação e ajuda para não perder de vista o objetivo. Se usares esta fórmula no futuro, e observares que as metas que definiste respondem a estes critérios, a base para o sucesso está garantida.

SMART
Fonte: Vertile

Criar uma rotina 

As rotinas vão-te ajudar a concentrar naquilo que é essencial – o que quer que seja para ti. Ter horários para acordar, dormir, trabalhar, comer e exercitar evita a desorientação. As rotinas diárias podem ser direcionadas, especificamente, para aquilo que procuras conquistar. Pequenas mudanças, que podem até parecer insignificantes, ajudam a dar passos em direção a objetivos maiores.

Um dos hábitos que eu integrei no meu dia a dia e que contribuiu, em grande parte, para um estilo de vida mais produtivo foi o de acordar mais cedo. As manhãs são geralmente tranquilas e, por isso, proporcionam um tempo em que é possível completar tarefas sem ser interrompido.

Junta-te a um amigo

Tomar uma decisão juntamente com um amigo (ou um familiar – a minha parceira é a minha mãe, por exemplo) significa que terás alguém para te motivar. O apoio mútuo pode ser particularmente útil se a tua meta para 2022 é ser mais ativo. Confia: sessões no ginásio ou corridas no parque são muito mais divertidas a dois!

Se o teu objetivo é adotar uma alimentação mais saudável, pede ajuda à tua família. As compras e o planeamento das refeições em conjunto facilitam o cumprimento das resoluções, para além de te proporcionarem a oportunidade de fortalecer os laços com os teus familiares. 

Ilustração
Fonte: The New York Times

Tempo para ti

É verdade que o exercício e a dieta andam de mãos dadas com o nosso bem-estar, mas reservar um pouco de tempo para tratar do nosso corpo e saúde mental é indispensável. Mima-te de vez em quando com uma máscara facial ou com aquele chocolate de que tu tanto gostas, nem que seja como recompensa pelos teus progressos. Relaxar de vez em quando permite ao corpo recuperar energia para as batalhas do quotidiano, e comemorar os pequenos sucessos mantém a motivação alta.

Claro que um bom planeamento e uma rotina produtiva vão facilitar a caminhada, mas o verdadeiro segredo para manter as resoluções de Ano Novo é um bom mindset. Mentaliza-te de que vais fracassar, aprende com os teus erros e festeja os teus progressos. Se caíres cinco vezes, levanta-te seis! Todos os anos eu crio a minha própria lista de resoluções, mas só consegui pô-la em prática a partir do momento em que percebi que falhar faz parte do processo, e é aceitável. O que importa é que te reergas e continues a lutar por aquilo que é significativo para ti.

Fonte da imagem de capa: All Accor

Artigo revisto por: Inês Pinto

AUTORIA

+ artigos

Daniela nasceu nos Estados Unidos, mas cedo se mudou para a ilha da Madeira, onde foi criada. Embarcar para a cidade de Lisboa é um primeiro passo para conquistar o seu sonho de criança: ser uma renomada Jornalista. Ambiciona criar conteúdos para grandes revistas turísticas, porque, para além da escrita, a sua paixão é viajar. São os pequenos prazeres da vida que a movem, e deseja partilhar esse olhar único sobre a vida.