Media

Os momentos mágicos de Harry Potter 20th Anniversary: Return to Hogwarts

O ano de 2022 começou da melhor forma para os fãs de Harry Potter. A verdade é que, 20 anos depois do lançamento do primeiro filme, Harry Potter: Return to Hogwarts reúne membros do elenco e da equipa técnica da saga de fantasia que marcou várias gerações, revelando um pouco dos bastidores dos oito filmes que compõem o universo mágico de feitiçaria.

As portas do castelo de Hogwarts voltam a abrir-se com a ajuda de Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, o trio de protagonistas do mundo encantado criado por J. K. Rowling. O sentimento de nostalgia é transmitido através da banda sonora única e arrepiante que ecoa pelos cenários fascinantes dos estúdios da Warner Bros.

Mas, afinal, quais são os momentos mais marcantes deste reencontro mágico?

Crescer à frente das câmeras

Está mais do que provado que crescer debaixo das luzes mediáticas não é uma tarefa fácil, e o elenco de Harry Potter não podia fugir à regra. Emma Watson revelou que antes das gravações de Harry Potter and The Order of the Phoenix sentiu vontade de desistir. A atriz explicou ter sentido “medo”, numa época em que “as coisas começaram a ficar mais complicadas”. Rupert Grint confessou ter partilhado o mesmo sentimento, recordando momentos onde “contemplava o que a vida poderia ser se simplesmente desistisse”. 

Uma imagem com texto, pessoa, pessoas, metropolitano

Descrição gerada automaticamente

Fonte: Warner Bros

O amor entre Emma Watson e Tom Felton

Se ao longo dos oito filmes de Harry Potter Hermione Granger e Draco Malfoy tiveram uma relação de inimizade, a relação entre os dois atores atrás das câmeras não podia ser mais diferente. Emma Watson admitiu que Tom Felton foi a sua primeira crush, recordando que cada dia em que o ator estava presente no set de gravações era um “dia extraordinariamente excitante”. Por sua vez, Felton admitiu que ao longo dos anos se tornou “muito protetor” em relação a Watson, por quem sempre sentiu um “carinho especial”. Ambos sublinharam, no entanto, que “nada de romântico aconteceu” entre os dois.

Uma imagem com pessoa, restaurante

Descrição gerada automaticamente

Fonte: Warner Bros

A energia contagiante de Helena Bonham Carter

Bellatrix Lestrange foi, provavelmente, a vilã mais emblemática de toda a saga de magia graças à sua personalidade imprevisível e maldosa. No entanto, a sua intérprete, Helena Bonham Carter, surpreendeu os fãs de Harry Potter com a sua boa disposição durante o evento especial, transmitido pela HBO. A atriz foi o centro das atenções em todos os momentos em que esteve presente, sem nunca esquecer a sua gargalhada icónica.Carter revelou aos fãs os dentes usados por Bellatrix, confessando que o adereço já não era limpo há vários anos. Isso não a impediu, no entanto, de colocar o objeto na boca, brincando com a situação. Em conversa com Daniel Radcliffe, a atriz partilhou ainda que guarda na casa de banho de sua casa uma mensagem escrita pelo protagonista da saga. “Podemos partilhar isto agora”, revela o ator enquanto lê de forma embaraçosa, “adoro-te e só desejo que pudesse ter nascido 10 anos antes. Talvez aí tivesse uma oportunidade”.

Uma imagem com pessoa, interior

Descrição gerada automaticamente

Fonte: Warner Bros

Recordar todos aqueles que já partiram

Foram muitos os rostos que não puderam estar presentes nesta reunião de Harry Potter. O evento especial fez questão de não esquecer os atores Alan Rickman, Richard Harris, Richard Griffiths, John Hurt e Helen McCrory, que interpretaram, respetivamente, os emblemáticos Severus Snape, Albus Dumbledore (Harry Potter and the Sorcerer’s Stone e Harry Potter and the Chamber of Secrets), Vernon Dursley, Mr. Ollivander e Narcissa Malfoy.

O elenco mais jovem da saga recordou alguns dos momentos vividos nos bastidores com os atores mais experientes. Emma Watson confessou: “Alan Rickman nunca me tratou como uma criança. Ele levava sempre as minhas opiniões muito a sério”. Tom Felton relembrou o carinho sentido pela sua mãe on screen: “Ela tinha a habilidade de mostrar empatia através do seu olhar. Foi um privilégio trabalhar ao seu lado.”

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente

Fonte: HBO

O trio mágico

A verdade é que o universo mágico de Harry Potter não seria o mesmo sem os três protagonistas. Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint cresceram ao longo da saga e o público também cresceu com eles. O trio reviveu a época de audições com nostalgia. Radcliffe explicou: “Testavam-nos com diferentes atores que interpretavam Harry, Ron e Hermione.” Watson, por sua vez, recordou que “quando nos juntaram os três, houve alguma coisa de diferente. Eu lembro-me disso.

Os atores que deram a vida a Hermione e Ron, par romântico na saga, partilharam um dos momentos mais emocionantes do evento. “Encontrar-te aqui agora, depois de tanto tempo, faz-me pensar que és um pilar da minha vida”, confessa Watson enquanto se emociona. Grint também abriu o coração: “apesar de não nos vermos com muita regularidade, teremos para sempre uma ligação muito forte. Adoro-te.”Daniel Radcliffe não podia ficar de fora desta despedida emocionante:“Há pessoas nestes filmes que formaram a pessoa que eu sou hoje. Sinto-me muito sortudo por estar onde estou e por trabalhar com quem trabalho atualmente, mas nada seria possível sem isto. Foram 10 anos muito bons.”.

Uma imagem com chão, interior, vivo, sala

Descrição gerada automaticamente

Fonte: Warner Bros

Tanto tempo depois do lançamento do primeiro filme, os fãs de Harry Potter voltam a encontrar a magia de Hogwarts, que promete viver para sempre nos corações daqueles que não têm medo de sonhar.

Fonte da capa: The Current

Artigo revisto por João Nuno Sousa

AUTORIA

+ artigos

Perdidamente apaixonado pelo mundo do audiovisual. Adora procrastinar: ficar em casa, enrolado em mantas com uma caneca quentinha de chá enquanto vê um filme ou uma série é o seu passatempo preferido. Apesar de ser tímido, é através das palavras que consegue exprimir os seus pensamentos.