Desporto

Quanto mais velhos, melhor

Muito se diz por aí. Nos cafés, na rua, nos estádios e, às vezes, na imprensa diz-se que, em média, a carreira de um jogador profissional de Futebol dura entre dez e 15 anos, se este a iniciar entre os 18 e os 20 (que é o normal, mas há casos e casos). Assim sendo, muitos apontam a casa dos 30 como a altura ideal para um jogador pendurar as botas e aproveitar a reforma e a vida, sem a pressão de seguir regras a nível de alimentação, horas de descanso, treinos e rendimento desportivo.

Apesar desta narrativa, há claros exemplos de jogadores que, tendo uma vasta experiência no Futebol, ao terem conquistado diversos títulos nacionais e internacionais, e mesmo estando na idade da “reforma” (para o Futebol), se recusam a terminar a carreira por se sentirem em forma e capazes de darem mais ao desporto rei. Há cada vez mais atletas que aos olhos de muitos já são “velhos”, mas cuja performance em campo é digna de um jovem de 20 anos que acabara de se estrear, pela energia que depositam no jogo. Este artigo tem como objetivo mostrar alguns exemplos de longevidade no Futebol.

Um dos exemplos mais impressionantes e, diga-se, conhecido, é o de Gianluigi Buffon. O guarda-redes italiano, de 44 anos, atualmente ao serviço do Parma, clube da Série A italiana, é daqueles jogadores que se recusa a pendurar as botas. Estreou-se em 1995 frente ao AC Milan, na altura com 17 anos, e ao longo da sua carreira passou pela seleção italiana e por equipas como a Juventus e o PSG

Gianluigi Buffon, jogador do Parma. 44 anos
Fonte: Transfermarket

Pepe, defesa-central internacional português e jogador do FC Porto, surge como outra figura bastante mediática no mundo do Futebol que parece não ser afetado com o avançar da idade. Aos 38 anos, o defesa continua a fazer exibições, no clube e na seleção, dignas de um jovem cheio de energia. Ao longo da sua carreira passou pelo Marítimo, Real Madrid e Besiktas. Tendo, de vez em quando, alguns problemas físicos, continua a demonstrar que ainda pode jogar ao mais alto nível por uns bons anos.

Pepe, jogador do FC Porto. 38 anos
Fonte: A Bola.

Na mesma linha de pensamento, destaca-se o sueco Zlatan Ibrahimović. O avançado de 40 anos, atualmente ao serviço do AC Milan, de Itália, continua bem fisicamente, algo que o próprio faz questão de mostrar em diversas publicações nas suas redes sociais. Quando é questionado sobre uma eventual despedida dos relvados, este responde que não pensa nisso, acrescentando que quer continuar focado naquilo de que mais gosta: jogar Futebol. Zlatan jogou em clubes como o Ajax, Inter de Milão, PSG e Manchester United.

Zlatan Ibrahimovic, jogador do AC Milan. 40 anos
Fonte: NIT

Estes são alguns dos futebolistas em atividade e já com uma longa carreira, que, nalguns casos, está longe de terminar. O impressionante nestes atletas é a determinação que têm para enfrentar as adversidades. Apesar de terem uma carreira estável, reconhecida e inspiradora para os amantes do desporto rei, não querem parar. Querem fazer mais e melhor, e dar o exemplo aos mais novos, às novas estrelas do Futebol e aos que começam agora a sua carreira.

Estes e outros jogadores querem, acima de tudo, quebrar o estereótipo de que os atletas considerados “velhos” devem ser encostados ou jogar em equipas de menor dimensão. E, acredite-se ou não, calam os críticos.

Fonte da capa: SL Benfica

Artigo revisto por Ana Damázio

AUTORIA

+ artigos

O Milton é a pessoa mais bem-humorada que alguma vez poderão conhecer, e é verdade, estou sempre bem-disposto. Quando era pequeno, o meu maior sonho era ser DJ e piloto de Fórmula 1, hoje já não é bem assim. O meu passatempo preferido é tweetar sobre tudo e mais alguma coisa, sendo que na maioria das vezes é sobre futebol.