Desporto

Comunicação e Adeptos: dois campos que devem estar alinhados

Atualmente, com uma maior utilização das redes sociais, e com cada vez mais adeptos a serem informados sobre a realidade dos seus clubes através destas, a comunicação dos clubes tornou-se imperial na aproximação entre a instituição e o adepto.

A pandemia da Covid-19 alterou por completo a realidade existente entre os clubes de futebol e os seus adeptos, fruto das medidas restritivas impostas, como por exemplo o encerramento dos estádios.

Com isso, houve a necessidade de os clubes, principalmente durante os confinamentos, adaptarem a sua comunicação à realidade que vigorava e que permanece em vigor. As formas encontradas para melhorar esta ligação com o adepto foram os podcasts, os comunicados, os jogos criados pelos próprios clubes, os vídeos do dia a dia de trabalho, as entrevistas, etc.

Os adeptos, de forma geral, e independentemente do clube pelo qual são afetos, querem que a comunicação dos seus respetivos clubes seja próxima, interativa, informal, imediata, confiável e, acima de tudo, que vá ao encontro das suas necessidades, bem como ao encontro dos interesses do clube. Estes exigem que o conteúdo, independentemente da forma e do meio em que é divulgado, seja consistente e interessante.

Como forma de comunicação mais próxima e informal temos, a título de exemplo, diversos podcasts – ADN de Leão, do Sporting CP; UTD Podcast, do Manchester United; Azul Porto, do FC Porto; etc. O conteúdo destes é baseado em entrevistas descontraídas que permitem conhecer os jogadores para lá daquela pessoa que está todas as semanas em campo durante 90 minutos atrás de uma bola. Dá a oportunidade aos adeptos de saberem histórias pessoais e caricatas, bem como a relação que o jogador entrevistado tem com o clube e com os seus companheiros de equipa.

Fonte: Youtube oficial do Sporting Clube de Portugal

Por outro lado, o ambiente dentro de um balneário; as palestras antes, durante e após os jogos; a chegada dos jogadores aos estádio;, os highlights dos jogos; as conferências de imprensa; entre outros são momentos cada vez mais interessantes para os adeptos. Com base nisto, os clubes divulgam diversas imagens sobre aquilo que é vivido em cada um destes momentos. Destacam-se as séries All or Nothing do Manchester City, do Arsenal FC, do Tottenham Hotspur, e da Juventus, que estreiam em 2022, bem como a Benfica Play, do SL Benfica, por exemplo.

Fonte: Prime Video All Or Nothing: Série documental sobre o Manchester City

Quanto à comunicação mais formal e séria, muitas vezes remetida para questões institucionais do próprio clube, como por exemplo informação sobre contratações, esclarecimento de dúvidas relativa a venda de bilhetes ou uma tomada de posição no que diz respeito a polémicas, são feitos comunicados. Normalmente estes vêm em formato de notícia, para transmitir a formalidade e relevância desejada.

Fonte: Site Oficial do SC Braga

De forma geral, estes e outros instrumentos de comunicação servem para ligar os adeptos aos seus respetivos clubes. Estes meios devem melhorar com o avançar do tempo, satisfazendo, então, a necessidade do adepto de se sentir informado sobre aquilo que se passa.

É, sem sombra de dúvidas, relevante que a comunicação dos clubes e os seus adeptos estejam de mãos dadas para que isso se reflita, também, a nível desportivo e na relação entre ambas as partes.

Fonte da capa: Unsplash

Artigo revisto por Lara Alves

AUTORIA

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O Milton é a pessoa mais bem-humorada que alguma vez poderão conhecer, e é verdade, estou sempre bem-disposto. Quando era pequeno, o meu maior sonho era ser DJ e piloto de Fórmula 1, hoje já não é bem assim. O meu passatempo preferido é tweetar sobre tudo e mais alguma coisa, sendo que na maioria das vezes é sobre futebol.