Música

The Little Mermaid Soundtrack

Nos últimos anos, têm sido várias as animações da Disney transformadas em versões live action. Este ano, foi a vez de A Pequena Sereia, filme originalmente de 1989, que chegou com a sua versão em imagem real às salas de cinema no mês de maio. 

A criação destas novas interpretações traz consigo uma nova abordagem às bandas sonoras originais e, no caso de A Pequena Sereia, para além das novas canções criadas de propósito para este filme, foram ainda feitas algumas alterações às canções clássicas.

A primeira faixa da nova banda sonora, intitulada de Triton’s Kingdom, é um instrumental que serve de introdução ao mundo subaquático onde vive Ariel. Apesar de incluir partes de outras canções do filme, como a canção de abertura original, esta é claramente mais orquestral do que a sua antecessora, acabando por conferir um efeito mais dramático e um ambiente misterioso.

A canção que se segue é, muito provavelmente, um dos maiores clássicos da Disney. Part of Your World, interpretada por Jodi Benson em 1989, recebe agora uma nova vida através da voz de Halle Bailey. Embora encontrar a sucessora para a Pequena Sereia não fosse tarefa fácil, a cantora e atriz impressionou a equipa do casting logo na sua primeira performance. Com uma voz que tem tanto de encantadora como de arrebatadora, Halle consegue transmitir o fascínio que Ariel tem pelo mundo humano e a sua ânsia por explorar novas realidades, ao mesmo tempo que demonstra a sua angústia. Nesta edição, Fathoms Below aparece mais tarde e é usada para demonstrar a celebração do aniversário do Príncipe Eric, que culmina no naufrágio da embarcação onde festejavam. É depois desta cena e do salvamento de Eric que surge, então, o primeiro reprise de Part of Your World, que, apesar de muito semelhante ao original,

acaba por demonstrar a determinação de Ariel para mudar a sua vida, através da poderosa interpretação de Halle.

Segue-se então Under the Sea, canção vencedora do Oscar de Melhor Canção Original em 1990. Esta versão mantém o instrumental animado e as referências à vida marinha, mas não conta só com a performance de Sebastian (Daveed Diggs), juntando-se Ariel à festa durante algumas partes do refrão – uma forma inteligente de incluir Halle Bailey em mais momentos musicais. 

A primeira canção totalmente nova nesta banda sonora é Wild Uncharted Waters, tendo sido criada para aprofundar a personagem do Príncipe Eric, interpretado por Jonah Hauer-King. Este melancólico número musical permite perceber que, tal como Ariel, Eric quer ir para além da vida que conhece e explorar o mundo. Um detalhe particularmente interessante foi a utilização da “canção de sereia” de Ariel durante várias partes da música, mostrando a obsessão do príncipe com a pessoa que o salvou.

Fonte: Giles Keyte/2023 Disney Enterprises, Inc.

Na faixa seguinte regressa um clássico: Poor Unfortunate Souls. Nesta canção a vilã Úrsula (Melissa McCarthy) tenta convencer Ariel a dar-lhe a sua voz em troca de pernas. Embora esta versão seja similar à original, esta foi uma das canções que sofreu alterações num par de versos para evitar uma mensagem misógina – a vilã dizia que os homens preferiam mulheres caladas.

A segunda canção criada para o novo filme, intitulada de For the First Time, foi composta para mostrar a experiência de Ariel ao estar pela primeira vez em terra. A melodia inicial é animada e demonstra o turbilhão de emoções que a protagonista sente ao vivenciar tudo o que sempre sonhou. No entanto, a segunda parte revela-se mais taciturna, quando Ariel percebe as consequências de ter abdicado da sua voz. Mais uma vez, esta parte da banda sonora é enaltecida pela performance de Halle.

Em seguida, é possível ouvir a nova versão de Kiss the Girl que, desta vez, não conta apenas com a voz de Sebastian, mas também com as contribuições de Flounder (Jacob Tremblay) e Scuttle (Awkwafina). A letra desta canção também foi alterada, de forma subtil, para demonstrar consentimento e não implicar que Eric devesse forçar um beijo, ficando uma adaptação bastante natural. A próxima canção é, na minha opinião, a faixa mais bizarra de toda a banda sonora. The Scuttlebutt é uma nova canção em que Sebastian e Scuttle fazem um rap sobre os

rumores do pedido de casamento do Príncipe Eric. Apesar de perceber que possa ser apelativo para um grande segmento do público-alvo, as crianças, não esperava ver um caranguejo e um pássaro a fazer um rap tão questionável.

As cinco faixas finais são maioritariamente instrumentais, destacando-se Vanessa’s Trick, por permitir ouvir a “canção de sereia” de Ariel numa versão mais “maléfica” e Part of Your World (Reprise II), por demonstrar a desilusão de Ariel após os contratempos que enfrentou. 

A nova banda sonora, composta e escrita por Alan Menken e Lin-Manuel Miranda, acrescenta, assim, alguns momentos musicais que fazem sentido para uma versão mais completa e realista desta história, ao mesmo tempo que honra o legado da tão acarinhada banda sonora original realizada por Alan Menken e Howard Ashman. 

Fonte da capa: Disney

Artigo revisto por Irina Figueiredo

AUTORIA

+ artigos

Desde cedo que a Ana Sofia se interessou pelo mundo das palavras e pela forma como estas conseguem moldar a nossa realidade. No futuro, gostaria de trabalhar na promoção do setor artístico e cultural, tendo por isso ingressado em Publicidade e Marketing. Nos seus tempos livres pode ser encontrada na companhia de um livro, imersa num filme, ou ocupada a dissecar a letra de uma canção.