Música

Ice Spice, a Estrela em Ascensão do Rap Feminino

Das ruas de New York até aos palcos do mundo, Ice Spice apresenta-se, atualmente, como a grande aposta do rap feminino na indústria da música. Com apenas 2 anos de carreira,  a artista tem vindo a conquistar as plataformas de streaming, os palcos e o coração dos  fãs, os seus “Munchies” (apesar de não haver concordância geral do termo, este já foi reconhecido pela própria como a sua fanbase). 

Isis Naija Gaston, de ascendência nigeriana por parte do pai e dominicana por parte da  mãe, nasceu a 1 de janeiro de 2000. Criada juntamente dos seus quatro irmãos mais  novos no Bronx, em New York, nos Estados Unidos, a jovem de 23 anos,  profissionalmente conhecida como Ice Spice, começou a sua carreira enquanto rapper em 2021, durante o seu percurso universitário na State University of New York, em  Purchase, tornando-se mais uma artista da Gen Z a ser lançada para o estrelato através  da rede social TikTok, em 2022.

Cresceu a ouvir artistas como Nicki Minaj, Lil’ Kim, Jay-Z e 50 Cent, que a inspiraram  desde nova a escrever os seus poemas e freestyles, assim como o seu pai, um ex-rapper  amador. Foi em 2021, após conhecer o produtor RiotUSA (seu colega universitário),  que surgiu o seu primeiro single, Bully Freestyle. Seguem-se os hits Name of Love  (com a sample da música de Bebe Rexha e Martin Garrix) e Munch (Feelin’ U), que,  juntamente com a fama adquirida no TikTok e, consequentemente, nas restantes redes  sociais, impulsionaram a artista em direção a novas oportunidades. 

Não tardou muito até ao lançamento do seu primeiro corpo de trabalho, o célebre EP  Like..?, que foi apresentado a 20 de janeiro de 2023 pela 10K Projects e Capitol Records,  totalmente recheado de todos os seus hits Munch (Feelin’ U), Bikini Bottom, In Ha  Mood, Princess Diana e Gangsta Boo – que garantiram a Ice Spice um lugar ilustre na indústria, e um caminho promissor pela sua frente. 

A imagem de Ice Spice espalhou-se pela internet, ao ponto de todos reconhecerem a  sua icónica cabeleira ruiva, e o seu trabalho não estagnou em pequenos sucessos. A  artista colaborou com PinkPantheress no remix de Boy’s a Liar Pt. 2 – considerada por  muitos a colaboração do ano, chegando a atingir o 3.º lugar no Billboard Hot 100 durante  várias semanas – e outras celebridades, como Kim Kardashian e Beyoncé, que  providenciaram notoriedade à jovem, contratando-a para promover os seus negócios (Skims e Ivy Park, respetivamente) em campanhas fotográficas. O aumento exponencial  da sua relevância elevou a rapper a ser convidada para comparecer no exclusivo Met Gala deste ano, onde desfilou na red carpet vestida pela Balmain.  

O seu mais recente trabalho passa pelas colaborações com Nicki Minaj, no remix da sua  canção Princess Diana, lançada em abril, onde as duas artistas apresentam uma  excelente dinâmica e cumplicidade num videoclipe excecional; e Taylor Swift, no remix de Karma, lançado em maio, durante a The Eras Tour.

Ice Spice apresenta-se, assim, como uma artista extremamente diversificada, ao ponto  de se adaptar a estilos musicais tão distintos entre todos os artistas com os quais  colaborou, mas sempre acrescentando o seu toque pessoal, ao mesmo tempo que cria  uma reputação sólida e exclusiva, que a distingue no meio musical e a eleva a novos  patamares. Apesar de jovem, a rapper parece apresentar bastante potencial e é, sem  dúvida, uma das maiores revelações do ano. 

Fonte da capa: Markus Klinko

Artigo revisto por Catarina Policarpo

AUTORIA

+ artigos

Apesar de ser Pedro todos lhe chamam Alexandre, embora ele assine sempre com os três nomes (“porque é mais chique”).
Ingressou no curso de RPCE, porém a paixão pela escrita despertou-lhe o interesse em áreas como o Jornalismo, querendo manter desta forma um vasto leque de opções profissionais para o seu futuro, sobre o qual ainda não se decidiu concretamente. A sua personalidade extrovertida e a sua ambição são aspetos que o caracterizam e o impulsionam diariamente a dar o melhor de si em tudo, sonhando com um futuro promissor. Quando confrontado com a oportunidade que a ESCS Magazine lhe providenciou, não pensou duas vezes antes de se inscrever e tenciona tirar o melhor partido possível deste novo desafio.