Moda e Lifestyle

Dolce & Gabbana e o legado da moda siciliana

Quando olhamos para o vasto leque de marcas de luxo italianas, poucas brilham tão intensamente como a Dolce & Gabbana. Fundada em 1985 por Domenico Dolce e Stefano Gabbana, a marca emergiu como um ícone da moda. Desde o seu humilde começo até se tornar numa das marcas mais célebres da indústria da moda, a Dolce & Gabbana teceu uma história de inovação, criatividade e inegável compromisso com a tradição italiana.

1985: O início

Domenico Dolce nasceu em 1958 em Polizzi Generosa, na Sicília. Filho de um alfaiate e de uma comerciante de têxteis, tinha desde cedo o sonho de trabalhar para a Armani. Frequentou o Istituto Marangoni, uma escola italiana de design de moda, mas desistiu antes de terminar, confiante de que já tinha conhecimentos suficientes para trabalhar na indústria.

Já Stefano Gabbana, oriundo de Milão e descendente de uma família veneziana, começou por se formar no Istituto Superiore per le Industrie Artistiche, uma escola de design em Roma.

Fonte: Harper’s Bazaar Brasil

Em 1980, Dolce começou a trabalhar para o designer Giorgio Correggiari, de quem Gabbana já era empregado. Sob a alçada do seu mentor, esta parceria criativa provou ser a base para algo extraordinário. Em 1985, decidiram fundar a sua própria marca: deu-se assim o lançamento da Dolce & Gabbana, na Semana da Moda de Milão. O lançamento da primeira coleção feminina da marca, Donne Vere (Mulheres Reais), foi um marco crucial na popularização dos estilistas. Caracterizada por rendas exuberantes, silhuetas marcantes e uma fusão de tradição e modernidade, a coleção conquistou críticos e amantes da moda, estabelecendo a Dolce & Gabbana como uma força a ser reconhecida.

Ao longo dos anos, a marca expandiu-se para incluir linhas masculinas, acessórios, perfumes e muito mais. A estética única da Dolce & Gabbana tornou-se distintamente italiana, com estampas extravagantes que evocam a rica cultura siciliana e uma abordagem única à moda masculina.

Fonte: GQ British

Colaborações com celebridades

Apesar de Dolce e Gabbana se assumirem como verdadeiros patriotas, as criações da dupla vão muito além da moda italiana. Entre as mais célebres colaborações com estrelas pop estão, por exemplo, os icónicos figurinos de Madonna na sua Girlie Show World Tour, em 1993. Além dos sutiãs e calções desenhados e produzidos especialmente para a cantora, os estilistas criaram mais de 1500 peças para a turnê, inclusive os figurinos dos bailarinos e músicos.

Fonte: THE GIRLIE SHOW

Mas a parceria não acabou por aí: Madonna foi a estrela da campanha da Dolce & Gabbana em 2010, quando posou para o fotógrafo Steven Klein numa sessão fotográfica inspirada no cinema neorrealista italiano do final da Segunda Guerra Mundial. 

Fonte: Pinterest

Mais recentemente, a marca fez uma colaboração com Kim Kardashian num desfile de moda em Milão. A coleção, que contou com a visão de Kim, gerou bastante polémica, já que Dolce e Gabbana nunca tinham tido outra pessoa a ajudá-los nos preparativos de uma coleção. No geral, a coleção foi um sucesso e um passo no sentido do rebranding da casa de moda.

Fonte: Us Weekly

Ao longo das décadas, a Dolce & Gabbana manteve a sua posição de destaque na indústria da moda, apresentando coleções e criando desfiles espetaculares que transcendem as passarelas. 

Hoje, a Dolce & Gabbana é mais do que uma marca couture: é uma representação da cultura e do eterno encanto do glamour italiano.

Fonte: Dscene

Fonte da capa: Etiqueta Única

Artigo revisto por Matilde Ricardo

AUTORIA

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A sua paixão pela moda começou muito cedo: sempre adorou acompanhar as tendências e inspirar-se em coleções de designers. Um dos seus sonhos (desde que viu pela primeira vez o filme O Diabo Veste Prada) é trabalhar numa revista de moda. Hoje, no 3° ano do curso de Jornalismo, tem a oportunidade de conjugar essa paixão com aquela que tem pela escrita na ESCS Magazine.