Moda e Lifestyle

Ralph Lauren: 85 velas de uma jornada cintilante 

Ralph Lauren, que tem vindo a transformar o imaginário americano numa marca de lifestyle, pelo mundo todo, há quase 50 anos, é considerado um dos líderes de design e negócios mais inovadores dos nossos tempos. Inspirando-se na rusticidade da Nova Inglaterra, na beleza natural do Oeste e no glamour de Hollywood, as suas coleções para homens, mulheres, crianças, decoração de interiores e até mesmo animais, incorporam uma expressão de estilo intemporal reconhecida e celebrada em todo o mundo. 

Fonte: Ralph Lauren Library

Foi no dia 14 de outubro de 1939, em Nova Iorque, que nasceu Ralph Lifschitz. É verdade, o apelido de Ralph nem sempre foi Lauren… Desde tenra idade até aos dias de hoje, com 85 anos, Ralph, juntamente com o irmão, decidiu mudar o nome judaico devido aos insultos de que era alvo na escola. 

Estudou gestão no Baruch College, mas alistou-se no exército americano antes de se formar. Após dois anos de serviço, Lauren apercebeu-se da paixão que conseguia exprimir através do vestuário. A sua vida mudou depois de ter trabalhado para a Beau Brummell, onde lhe foi dada a oportunidade de criar a sua própria “neckwear”. Desenhando gravatas para homens no Empire State Building, confiou no seu instinto, tecendo as suas crenças sobre a vida e o estilo do tão admirado “American dream”, usando cores, tecidos e designs dignos deste. 

Fonte: Colagem feita pela redatora

Ao crescer no Bronx, Ralph Lauren nunca sonhou com roupas – pelo menos, no início. Basebol era o seu desporto de sonho. 

As a kid, I played sandlot baseball and didn’t know a designer’s name” 

Os designers não eram os seus heróis, mas sim os jogadores dos anos 40 e 50. 

1955 Fonte: Ralph Lauren Library
2018 Fonte: Ralph Lauren Library

Décadas mais tarde, o impacto de Ralph no estilo americano é indiscutível, porém, aqueles primeiros dias a ver os seus ídolos tiveram um enorme impacto nele. Foram eles que deram origem ao nome da sua marca – que ele, meio a brincar, considerou chamar “Baseball” antes de optar por algo um pouco mais polido e sofisticado: “Polo”.  Desde o início da sua marca, as criações de Lauren caracterizavam-se por um estilo abastado que evocava o aspeto da aristocracia inglesa, adaptado pela elite desportiva americana. A sua primeira linha de roupa para homem, em 1968, apresentava fatos clássicos de tweed e a sua primeira linha de roupa para mulher, em 1971, continuava a explorar a alfaiataria clássica e o bom gosto, mas com um toque feminino. Em 1972, Lauren estreou aquela que viria a ser a sua peça de assinatura: a camisa desportiva de malha, disponível numa variedade de cores,, e com o emblema da sua marca registada do mais aristocrático dos atletas, o icónico jogador de pólo. 

Fonte: Colagem feita pela redatora

O estilo de Ralph Lauren tornou-se um fenómeno nacional nos EUA, depois de ter sido incorporado nos atores masculinos da adaptação cinematográfica de 1974 de O Grande Gatsby com roupas da última coleção Polo. A evocação do filme da perdida e elegante era de F. Scott Fitzgerald, proporcionou um veículo perfeito para a visão clássica, por vezes nostálgica, de Lauren. O designer recebeu ainda mais atenção, quando criou algumas das roupas usadas por Woody Allen e Diane Keaton em Annie Hall (1977). O visual característico de Diane Keaton, com várias peças Ralph Lauren, foi a âncora do filme vencedor de um Óscar. 

Fonte: Ralph Lauren Library
Fonte: Ralph Lauren Library

A visão de Ralph Lauren cativou um vasto espetro de pessoas e a sua marca rapidamente se transformou num império. Ao ver como o seu vestuário estava associado a um determinado estilo de vida, a partir de 1983 expandiu o seu negócio, de modo a incluir uma gama de acessórios para casa que acabaria por incluir almofadas, mantas, produtos de cama e banho, mobiliário e tintas para a casa. 

Fonte: The List House of Garden

Lauren também diversificou a sua marca, criando jeans e uma linha para crianças. Na década de 90, a presença das suas lojas e da sua marca tinha-se tornado global. Hoje, nas diversas lojas do mundo, é impossível não associar ao estilo Polo, o icónico ursinho de peluche. Começou por ser uma edição limitada, inspirada numa prenda dada a Ralph, oferecida pelo seu pessoal: o urso de peluche, que usava roupas feitas pelo designer. Rapidamente, o urso foi bordado em camisolas, chinelos formais e acessórios, sendo agora um símbolo característico da marca Polo. 

Fonte: Pinterest

Ralph Lauren foi galardoado com inúmeros prémios e recebeu o título de Cavaleiro Comandante honorário da Ordem do Império Britânico em 2019, tornando-se o primeiro designer de moda americano a ser homenageado. 

Fonte: Ralph Lauren Library

A Fundação Polo Ralph Lauren, criada em 2001, apoiou iniciativas de investigação sobre o cancro, programas de alfabetização e campanhas amigas do ambiente. 

Nos Jogos Olímpicos de verão de Pequim (2008), Polo Ralph Lauren criou looks para as equipas olímpicas e paraolímpicas dos EUA durante as cerimónias de abertura e encerramento. Em 2018, Ralph levou o calor para os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, com uma parka que proporciona até 11 horas de calor. 

Fonte: Tegna
Fonte: Ralph Lauren Library

Esta é uma jornada recheada de conquistas cintilantes, a jornada de Ralph Lauren. 

“Style is very personal. It has nothing to do with fashion. Fashion is over very quickly. Style is forever.” 

Fonte: Colagem feita pela redatora

Imagem de destaque: Ralph Lauren Library

Artigo revisto por: Liliana Braz 

AUTORIA

+ artigos

Vive num mundo onde mil e uma curiosidades vagueiam nos seus pensamentos, Ambre, aluna do 1.° ano da licenciatura em Jornalismo, sonha em, talvez um dia, poder conciliar todos os seus desejos... Animais, ciência, moda e cultura são algumas das milhentas paixões que tecem a tão confusa teia que é a mente de Ambre. Por enquanto (e como sempre fez), refugia-se na escrita, um sítio em que pode expressar cada milímetro que percorre o seu espírito e onde deseja ficar eternamente. Na ESCS Magazine anseia por poder explorar metros e, quem sabe, quilómetros, desses mundos e do tão vasto universo da escrita.