Desemprego não pára de aumentar
A taxa de desemprego em Portugal voltou a subir no mês de Fevereiro, pelo quinto mês consecutivo, e atingiu os 14,1%, de acordo com os dados anunciados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Cerca de 720 mil pessoas são consideradas desempregadas, pelo que há mais 12 mil pessoas nesta lista em Fevereiro, em relação ao mês anterior.
O INE começou a publicar estatísticas para os números mensais do desemprego em Novembro do ano passado. Os primeiros, referentes ao desemprego em Outubro, indicavam uma taxa mensal de 13,4%, que representava já um aumento face ao mês de Setembro. A partir daí, os dados estatísticos apenas pioraram. A taxa do desemprego aumentou 0,1 pontos percentuais em Dezembro, 0,2 em Janeiro e agora 0,3 pontos percentuais.
São já 719 mil pessoas que constituem a população desempregada, um aumento de 11 700 mil pessoas em relação ao mês de Janeiro.
Destes 11 700 pessoas que engrossaram as listas em Fevereiro, 7 400 são homens e 4 300 são mulheres. Dentro destes, 3900 mil são jovens.
AUTORIA
Ricardo Farinha frequenta o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Há já alguns anos que se deixou encantar pela Informação e Comunicação. Além de estar noutros núcleos escsianos, está envolvido em vários projetos jornalísticos, sobretudo na área da música.