Amadora, a Capital da Banda Desenhada
Entre os dias 21 de outubro a 6 de novembro, decorre na Amadora a 27.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada, “Amadora BD”, sendo este um dos mais importantes eventos da 9.ª Arte na Europa.
Os objetivos deste evento passam pela promoção da banda desenhada e das artes que lhe são próximas (cartoons, ilustração, entre outras) e pelo incentivo à leitura através do contacto com alguns ilustradores que estão presentes no evento, havendo ainda espaço para discussões, reflexões e perguntas, tudo no âmbito da banda desenhada.
O principal núcleo deste evento é o Fórum Luís de Camões, situado na Brandoa, Amadora, e é lá que se encontra a exposição central, este ano, com o tema “Espaço, Tempo e Banda Desenhada”.
A exposição central contempla banda desenhada essencialmente franco-belga (Lucky Luke; Astérix e Obélix; etc.); norte-americana (Heróis da Marvel e DC Comics); japonesa (Naruto; Sailor Moon; etc.) e até alguma portuguesa (Chili com Carne; etc.), sendo que alguns autores e nomes conhecidos estão lá a autografar as suas obras.
Existem também exposições temáticas em salas interativas relativas a algumas obras, como o Lucky Luke, de Morris, que celebra 70 anos e vendeu mais de 300 milhões de álbuns e nesta sala, totalmente decorada com a personagem e com páginas das suas BDs, encontram-se vários livros que todos podem ler.
Uma das principais partes deste evento é a venda de livros. Encontram-se espalhados ao longo da exposição vários stands de várias editoras, tais como: Leya, Levoir, Público, Devir, Âncora, Comic Heart, Chili com Carne, KingPin, entre outros que não só vendem as BDs a preço de feira como também vendem outros produtos, estilo merchandising.
Outra parte importante da Amadora BD são os prémios que são atribuídos a livros, a autores ou a editoras no ano correspondente, ganhando sempre prestígio e possibilitando o aumento de vendas de tais produtos.
O espaço encontra-se muito acolhedor e original e apresenta diversos materiais reciclados como suporte, tais como o chão que é feito através de farpas de madeira ou alguns candeeiros que estão presos por rolos de cozinha, tornando o evento amigo do ambiente. Um dos andares da exposição está muito bem aproveitado, pois transformaram um parque de estacionamento interior num lugar importante da exposição, onde mais uma vez a interatividade reina.
Este evento, todos os anos, junta amantes da banda desenhada que, por apenas 3 euros, passam aqui uma boa tarde junto dos heróis ou personagens de que tanto gostam.