Cine’Dicas: Que susto de filme

imagem1

Não é novidade para ninguém que o Halloween está quase a chegar. Nesta festividade há três tipos de pessoas: os que não ligam ao Halloween e não fazem nada de especial neste dia (para quem não sabe, é dia 31 de outubro); os que adoram o Halloween, mascaram-se e assustam os seus amigos; e os que até não têm nada contra nem a favor, mas se estiverem de bom humor até poderão ir sair para algum lado (eu sou este tipo de pessoa). Tenho uma solução comum para todos eles: filmes de terror!

Scream

E se algum de nós recebesse um telefonema anónimo enquanto estivesse sozinho em casa? Pessoalmente, depois de todos os filmes de terror que já vi, eu não iria achar piada. São filmes como estes que me fazem pensar assim. Scream foi inspirado pela paixão que o seu escritor, Kevin Williamson, tinha por filmes de terror e pelo Halloween. Conta a história de Sidney (Neve Campbell) e dos seus amigos da escola, que são perseguidos por um assassino misterioso. Visto que o filme já é de 1996, atualmente podemos não achar o filme assim tão assustador (até porque existe uma versão paródia do filme – Scary Movie 1), porém, este filme rejuvenesceu a indústria dos filmes de terror, que estava a morrer na década dos 90. E é interessante ver o filme, para quem ainda não o conhece.

https://www.youtube.com/watch?v=iAxJazoTZVY

Halloween

Este filme, com um título muito original, é dos mais antigos de que eu vou falar. Lançado em 1978, conta a história de um rapazinho, Michael Myers, que matou os seus irmãos e, por essa razão, foi institucionalizado. Anos mais tarde ele foge do hospício onde estava internado, com o intuito de regressar à sua vila natal e matar outras pessoas. Será na noite de Halloween que o destino de Laurie (Jamie Lee Curtis) e das suas amigas do colégio será traçado. Apesar de ser um filme antigo, aconselho a ver, nem que seja para termos a visão de como os filmes de terror eram produzidos quando ainda não estávamos cá ou ainda para conhecer o desenrolar desta narrativa. E aproveito para dizer que foram lançados mais cinco filmes como continuação deste (vale a pena).

https://www.youtube.com/watch?v=xHuOtLTQ_1I

Friday the 13th

Para quem é supersticioso, acredita que o 13 é o número do azar, e que não é fã de filmes de terror – não aconselho este filme. Para os restantes, aconselho vivamente (quase obrigatoriamente). Este filme é muito bom na categoria de filmes de terror. Apesar de não estar relacionado com o Halloween é um excelente filme para se ver no dia 31. Não quero revelar a história para vocês ficarem com aquele “bichinho” de querer saber mais. Partilho apenas uma informação interessante: uma das personagens principais é Jared Padalecki.

https://www.youtube.com/watch?v=t0NVUmtipQk

Não posso deixar de pensar nos mais novos, ou nos que não são apreciadores de filmes de terror. Por essa razão deixo duas sugestões de filmes “assustadores” para crianças, e “queridos” para os mais adultos. Todos conhecemos os filmes “Monstros e Companhia” e “Hotel Transilvânia”. Ora, até nos pode calhar passar a noite de Halloween com algum pequenote da nossa família, e tenho a certeza de que as crianças iriam adorar qualquer um destes filmes (tal como eu, porque sou uma eterna criança).

Deixo também uma sugestão para os apreciadores de humor negro: The Addams Family. Um filme bastante caricato, mas que mantém a essência de um filme de terror e suspense.

Sejam filmes de terror ou não, não deixem de aproveitar a noite de Halloween, até porque no dia a seguir é feriado.

Artigos recentes

Isto Não É Ficção

Se é isto um homem é o relato de um sobrevivente, Primo Levi, a uma das páginas mais negras da história recente: o Holocausto. O

Ler mais »

Um adeus a Luis Sepúlveda

Um mês depois da sua morte devido à covid-19, Luis é ainda relembrado – com uma história de vida incrível, certamente memorável para muitos. Escritor,

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *