Desporto

A estrela em ascensão: Jude Bellingham

Conhecido pela sua qualidade técnica e pelo bom controlo da bola, Jude Bellingham foi descrito por Philipp Lahm como um “meio-campista completo”. É, por isso, considerado um dos melhores jovens jogadores do mundo atualmente.

No Dortmund

Jude Bellingham sempre demonstrou ser um jovem promissor devido aos seus sucessos e bom desempenho que demonstrou nas épocas que fez pelo Borussia Dortmund.

Chegou a este clube em 2020, vindo do Birmingham, hoje na segunda divisão inglesa, por cerca de 29 milhões de euros.

Fonte: SPOX

Logo na sua primeira temporada, o Borussia deparou-se com um jogador que quebrou recordes, sendo logo o mais novo a marcar pelo clube (aos 17 anos e 77 dias). Foi também nomeado o melhor jogador da Bundesliga.

Tornou-se o capitão mais jovem da sua equipa, o que revelou a sua total dedicação e empenho em levá-la mais longe.

Em 2022, numa entrevista à UEFA sobre o seu desempenho, o jogador britânico revelou que: “O objectivo é sempre ganhar o jogo e não pensei muito no facto de estar a usar a braçadeira de capitão. O treinador [Edin Terzić] diz-me sempre “Não precisas de uma braçadeira para ser um líder”, e eu sempre senti que posso liderar a equipa sem ter a braçadeira. A maior parte da liderança tem a ver com liderar pelo exemplo com o nosso desempenho.”

Foi assim que a 14 de janeiro de 2023 foi nomeado pela FIFA como um dos concorrentes para o prémio de melhor jogador do mundo (The Best 2022).

Na seleção

A nível internacional, a sua trajetória e sucesso não foram muito diferentes.

Fez a sua primeira estreia na Seleção de Inglaterra Sub-15 contra a Turquia em dezembro de 2016 e em setembro de 2020 foi convocado pela primeira vez para a Seleção Sub-21 para disputar as Eliminatórias do Euro Sub-21.

Pela seleção inglesa principal, jogou no Europeu de 2020 e foi titular no Mundial do Catar, em 2022. Foi no jogo contra o Irão que se estreou, marcando o seu primeiro golo e tornando-se o primeiro jogador nascido no século XXI a marcar no Mundial.

No Real Madrid

O médio inglês foi contratado pelo Real Madrid no verão de 2023 ao Borussia Dortmund por cerca de 103 milhões de euros, tendo um contrato válido para as próximas seis temporadas.

Em homenagem ao seu jogador favorito, Zinédine Zidane, escolheu o número cinco para a sua camisola.

  “BELLIGOL! BELLIGOL!”

Fonte: GOAL

Não há jogo em que o jogador britânico não esteja no marcador. Num total de 21 jogos disputados marcou 17 golos. No dia 26 de novembro, no jogo contra o Cádiz, Jude Bellingham superou Cristiano Ronaldo, Alfredo Di Stéfano e Pruden, que marcaram 13 golos nos primeiros 15 jogos pelo Real Madrid. Já o médio inglês marcou 14 golos nestes 15 primeiros jogos oficiais.

É, sem dúvida, um jogador que entrega aquilo que sempre demonstrou ao longo da sua tenra carreira. A cada jogo que passa, é notório o amor e carinho que os adeptos madrilenos sentem pelo jovem promissor.

Jude Bellingham lesionou-se frente ao jogo contra o Rayo Vallecano, a 12.º partida da época, tendo uma luxação no ombro, mas que, com alguns dias de repouso, melhorou rapidamente.

Falar de Bellingham é falar num jogador que pode ganhar a Bola D´Ouro, pois é ele que faz a diferença nos vários lances e nas várias jogadas. Destaca-se, também, pela sua boa conexão e combinação com os vários jogadores que já têm nome no Real Madrid.

Jude Bellingham tornou-se um fenómeno mundial entre os amantes do futebol e, finalmente, acredita-se na existência de outra lenda na equipa madrilena, “É ELE! O ILUMINADO!”.

Fonte da capa: X – Real Madrid

Artigo revisto por Pedro Filipe Silva

AUTORIA

+ artigos

A Jéssica sempre teve uma relação com a escrita e está no primeiro ano da licenciatura de Jornalismo. A escolha do curso sempre lhe pareceu muito óbvia quando em 2020 começou a ter mais contacto com a Fórmula 1 mas rapidamente este gosto acabou por se expandir para os outros desportos. O gosto de falar e relatar aquilo que acontecia em cada área do desporto trazia-lhe um sentimento de estar “completa” e foi por esse mesmo motivo que decidiu que jornalismo e entrar na redação seria o seu melhor caminho.