Música,  Secções

A (nova) banda revelação portuguesa, os D.A.M.A.

Os D.A.M.A., cujo acrónimo é “Deixa-me Aclarar-te a Mente, Amigo”, são uma das bandas portuguesas da atualidade que estão a crescer dia após dia.

O grupo foi formado inicialmente em 2008 por Francisco Pereira e Miguel Coimbra (atuais membros da banda), que escreviam as suas próprias músicas e davam pequenos concertos em discotecas de Lisboa e no Estoril, em 2008. Em 2011, decidiram convidar Miguel Cristovinho para escrever um tema em conjunto – “Quer”. Este acabaria por integrar a banda mais tarde e nesse mesmo ano, apenas com dois temas – “Balada do Desajeitado” e “Luísa” (que ainda hoje passam na rádio) -, a banda entrou para a agência Glam. Todos eram estudantes, mas quando a banda começou a crescer decidiram dedicar-se a 100% a este projeto musical.

2013 foi o ano do início sua ascensão musical, visto que fizeram dois dos seus primeiros grandes concertos. O primeiro no festival Meo Sudoeste, na Zambujeira do Mar, e o segundo nas Festas do Mar, em Cascais.

Ainda pouco conhecidos, a 13 de Julho de 2014, fizeram a primeira parte do concerto dos One Direction e foram também a aposta do canal MTV, tornando-se assim os novos elementos do projeto MTV Linked. Nesse mesmo ano, assinaram com a editora Sony Music Portugal.

Esta banda portuguesa canta maioritariamente em português e conquista o público através das suas letras calmas e simples, com mensagens positivas que tentam sempre transmitir.

O primeiro álbum dos D.A.M.A., “Uma Questão de Princípio”, foi lançado a 29 de Setembro de 2014 e foi disco de ouro por ter vendido mais de 10 mil unidades em Portugal. Em 2015, o tema “Às Vezes” foi nomeado como Melhor Música nos Globos de Ouro da SIC e a banda foi ainda nomeada para as categorias de Melhor Grupo e Revelação do Ano, apesar de não ter vencido.

1

Em Setembro de 2015, os D.A.M.A. foram nomeados para o Best Portuguese Act nos MTV Europe Music Awards, para representar Portugal em Milão, mas acabaram por perder o prémio para o cantor Agir.

A 16 de Junho de 2015 lançaram o primeiro single do segundo álbum. “Não Dá” já conquistou o ouvido do público português e já se ouve por todas as estações de rádio nacionais.

O segundo álbum, designado “Dá-me Um Segundo”, saiu no passado dia 23 de Outubro e conta com uma seleção de músicas que mantém o mesmo registo sonoro da banda (mas mais evoluído) e agradou, de certeza, aos fãs, que estavam expectantes e ansiosos com a estreia deste novo disco.

2

Recentemente, lançaram outro single, “Não Faço Questão”, com Gabriel O Pensador, que já arrecadou milhares de comentários positivos da sua multidão de fãs e de encorajamento para continuarem sempre assim. Devido ao sucesso que está a ter “Não Faço Questão”, este já alcançou o número um no iTunes em Portugal.

Para quem quiser ver esta banda em ascensão ao vivo ou simplesmente recostar-se num camarote a ouvir as suas músicas, pode fazê-lo a 7 de Novembro de 2015 no Multiusos de Guimarães ou a 13 de Novembro de 2015 (visto que a primeira data anunciada já está completamente esgotada) e no Campo Pequeno, em Lisboa (os preços variam de 12€ a 30€).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *