7ª Arte

A Rainha de Gelo que derrete Corações

Uma das maiores vozes da Broadway, actualmente protagonista de um musical e actriz da série “Glee”, Idina Menzel tornou-se um fenómeno mundial ao pôr as suas cordas vocais à prova no mais recente sucesso da Disney, “Frozen”.

Idina Menzel

 

Apesar de Idina Menzel não ser um nome sonante do panorama cinematográfico e musical em Portugal, nos últimos meses poucos foram aqueles que não viram ou ouviram o tema “Let it Go”(que colocou o nome da artista no topo das músicas mais ouvidas recentemente) e o lapso protagonizado por John Travolta na cerimónia dos Óscares ao pronunciar mal o nome de Idina.    Contudo, a actriz já tem um longo percurso, quer seja na Broadway, no Cinema ou na Música. A ESCS MAGAZINE dá-te agora a conhecer esta que é considerada a grande voz de uma das músicas do momento a nível mundial.

Idina Menzel

Em 1996, Idina estreia-se na Broadway no musical “RENT”, onde interpreta Maureen, uma jovem bissexual revolucionária que, juntamente com os seus amigos, vai viver várias experiências. Logo no seu papel de estreia, Idina é nomeada para um Tony Award, o Óscar dos Musicais.

Mas é em 2003 que conquista grande parte dos fãs de musicais a nível mundial com o musical “Wicked”, que ainda hoje continua em cena na Broadway. Baseado na obra de Gregory Maguire, “Wicked” relata a verdadeira história de Elphaba, mais conhecida como a Bruxa-Má do Oeste em “O Feiticeiro de Oz”. Neste musical, protagonizado por Idina, juntou-se a ela Kristin Chenoweth, formando assim uma dupla inesquecível nos palcos americanos. Com este papel, Idina venceu o Tony Award de Melhor Actriz, sendo este considerado como o papel mais icónico da actriz.

Idina Menzel

Em 2005 Idina regressa a “RENT”, mas, desta vez, à sua adaptação cinematográfica realizada por Chris Columbus (realizador dos primeiros dois filmes da saga “Harry Potter”), onde a actriz voltaria a interpretar a mesma personagem que tinha desempenhado desde 1996.

Um ano mais tarde, Idina é convidada para voltar a interpretar o icónico papel de Elphaba no musical “Wicked”, no West End em Londres, quando este estreou na capital britânica.

Em 2007 a actriz entra no filme da Disney “Enchanted”, protagonizado por Amy Adams, onde interpretou a personagem Nancy Tremaine. No ano seguinte volta a Londres para integrar uma produção comemorativa do musical Chess, sendo uma das protagonistas juntamente com Josh Groban e Kerry Ellis.

No entanto, é a partir de 2010 que a actriz começa a ser reconhecida a nível mundial ao participar na série “Glee” como Shelby Corcoran, a mãe biológica de Rachel Berry (Lea Michele) e professora, primeiro do grupo rival da série, e, mais tarde, do grupo central da trama. Nesta série, Idina tem a possibilidade de interpretar vários temas como “I Dreamed a Dream”, “Poker Face”, “Funny Girl” ou “Somewhere”, ficando o público a conhecer não só a actriz mas também a cantora.

Idina Menzel

Mas é em 2013 que Idina obtém o seu maior sucesso de sempre no filme de animação da Disney “Frozen”. Aqui, a actriz dá voz a Elsa, a jovem rainha dotada de um místico poder que faz tudo congelar. No filme vemos a luta de Elsa em tentar controlar os seus poderes e perceber que é o amor pela irmã que funciona como antídoto para o desequilíbrio da sua capacidade de congelar tudo. No entanto, este não seria um grande filme Disney se não tivesse uma grande banda sonora e grandes canções a acompanhá-lo, como é o caso do hino “Let it Go”, interpretado por Idina Menzel e considerado tanto como um potente hino à liberdade, como, em menos de um ano, uma das melhores canções da marca Disney. Aqui os dotes vocais de Idina impressionam qualquer um.

"FROZEN" (Pictured) ELSA. ©2013 Disney. All Rights Reserved.

“Frozen” foi considerado como o melhor filme de Animação do Ano, tendo ganho a maioria dos prémios aos quais fora nomeado, incluindo o Óscar de Melhor Filme de Animação. Também “Let it Go” não lhe ficou atrás, tendo ganho o Óscar de Melhor Canção Original, sendo que Idina interpretou a galardoada canção na cerimónia de entrega dos grandes prémios da sétima arte.

86th Annual Academy Awards - Show

Mas o sucesso de Frozen não faz abrandar Idina, tendo esta regressado à Broadway como protagonista de “If/Then”, um musical completamente inovador e original que está a deixar os críticos completamente rendidos e que já lhe valeu a nomeação para um Tony Award este ano.

Idina Menzel

Idina Menzel tem também já três álbuns originais lançados ao longo da sua carreira e foi recentemente a primeira actriz de musicais a ser capa da revista Billboard.

Assim, esta actriz multifacetada, que actualmente chamou as atenções mundiais, tem já um percurso de vários anos, mostrando algumas das suas facetas.

Rainha de Gelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *