Atualidade,  Informação

Alterações Climáticas

Atenção: estamos a viver o ano mais quente da história!

A agência federal norte-americana para a Atmosfera e os Oceanos (NOAA) já revelou que outubro foi deveras o mês mais quente desde que se começou a recolher dados meteorológicos, em 1880.

Os dados revelados esta quinta-feira pelo relatório da agência NOAA, mostram que os dez primeiros meses deste ano foram os mais quentes de sempre. A agência NOAA fez saber que este ano a temperatura média global foi de 15.9 graus Celcius, 0.12 graus acima do record estabelecido no ano passado. Sabe-se também que os únicos meses em que a temperatura não registou records este ano foram os de janeiro e abril.

Sobre as temperaturas marítimas, a agência revelou também que as águas do oceano Atlântico estão mais frias, sobretudo junto à Gronelândia, lugar onde se encontra 99% do gelo de água doce do planeta. Fruto das temperaturas quentes verificadas este ano e do aquecimento global, que lhes está subjacente, também o Pacífico alarma os cientistas com o aquecimento das suas águas.

Que medidas tomar?

Entre 30 de novembro e 11 de dezembro representantes de 195 países vão estar reunidos em Bourget, Paris, para a 21ª Cimeira do Clima da ONU. O objetivo será estabelecer acordos internacionais para a redução de gases com efeito de estufa, bem como limitar, até ao final do século, o aquecimento global a dois graus Celcius. Atingir estas metas será, no entender de muitos, a única forma de evitar os piores efeitos das mudanças climáticas e tudo o que isso implica, inclusivamente a subida do nível medio das águas do mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *