Aproveita o mês da mulher à maneira IMPERFEITA
No dia 8 de março, data que simboliza as lutas históricas das mulheres, a galeria de arte Coletivo 284 inaugura pelo terceiro ano consecutivo uma exposição em honra a todas elas: IMPERFEITA. Este ano, IMPERFEITA 1.3.
As portas ficarão abertas até dia 16 de abril, das 13h às 19h. E o melhor é que a entrada é grátis.
Fica apenas a 10 minutos a pé da Estação de metro do Rato, na Rua das Amoreiras 72 A. É adequada para todas as idades. Conta com diversas técnicas de pintura, uma obra a 3D, esculturas feitas através do upcycling e até obras criadas por inteligência artificial.
Com o lema: “A idade não nos define”, as obras são um tributo à “Arte de ser Mulher”. A exposição inclui peças de dezenas de artistas, inspiradas em figuras emblemáticas como Frida Kahlo e Madonna.
Segundo a Agenda Cultural Lisboa, “a exposição chama ao palco um ícone cultural contemporâneo que representa a liberdade de escolher como se envelhece e que desafia os estereótipos da idade, lembrando de forma constante que não é esta que define uma mulher.”
Os artistas abordam várias facetas do que é ser mulher, desde a identidade exterior ao íntimo. Algumas obras têm cores vibrantes e as mulheres nelas retratadas têm olhares firmes. Certas obras apelam mais à sensualidade enquanto outras são fluidas e emocionais.
“Quanto mais nos enfeitamos mais transparentes ficamos. Os adornos tornam-se parte do que somos realmente. Símbolos de desafio, afirmações de forma e gozo puro”
Ofra Rebello de Andrade (imagem de capa)
“Esta obra permite estabelecer relações entre o espectador e a intimidade da mulher, onde relaciona o exterior com a cumplicidade interna sem tabus.” -A Janela Indiscreta- Daniela Guerreiro.
O ambiente da galeria também tem um grande papel para a personalidade da exposição, incluindo música ao vivo, comida e bebida ao dispor.
As obras estão disponíveis para venda e a sua compra reverte para fundações como a AFID, a LIGA e a Quinta Essência.
Este mês pertence às mulheres. Se procuras por uma forma diferente de o celebrar e és amante da arte, esta exposição é para ti.
Fonte da capa: Catarina Vozone
Artigo revisto por Irina Figueiredo Carvalho
AUTORIA
Uma vida sem arte e literatura seria impensável para Catarina. A aspirante a jornalista vê na ESCS Magazine a oportunidade perfeita para ouvir novas histórias e conhecer diferentes perspetivas. É sonhadora por natureza, mente aberta por convicção, e encontra-se atualmente a fazer de tudo para não acabar num trabalho de escritório.