Artes Visuais e Performativas

Dentro do conto de fadas: como é trabalhar na DisneyLand Paris?

Sonhas viver dentro de um conto de fadas? Sophie Clare não tem de o fazer: a recém-formada em teatro musical trabalha como cast member na DisneyLand Paris.

O parque DisneyLand Paris é globalmente conhecido e destaca-se tanto pelas suas atrações e diversões como pelos seus desfiles. Como será trabalhar num local onde histórias encantadas se transportam para a vida real? Será que a atmosfera é de constante alegria e animação ou será que os nervos e a pressão se sobrepõem? A cast member Sophie Clare explica-o, em entrevista exclusiva à ESCS Magazine.

O mais importante é pensares sempre que és bom o suficiente.”

Sophie Clare

Sophie Clare tem 21 anos, é natural de Manchester, na Inglaterra e mudou-se para Espanha aos 18 anos, para estudar teatro musical no Institute of Arts Barcelona.

Ser um cast member

Os Disney cast members são todos aqueles que trabalham na indústria da DisneyLand Paris, tanto nas profissões de segurança e de empregado como nas de dançarino e de “amigo das personagens”. Devido à popularidade e vastidão do local, há milhares de profissões nos “bastidores” que exigem diferentes habilitações.

A chegada à DisneyLand

Se a indústria do teatro musical já é dura e competitiva, a escassez de lugares na DisneyLand só aumenta esta pressão. Sophie Clare afirma que conseguiu entrar no mundo de trabalho da DisneyLand Paris graças “à cultura de audição que existe em teatro musical”. Segundo a artista, todos os estudantes de teatro musical fazem audições regularmente, praticamente todas as semanas, com a finalidade de encontrar um emprego. Os níveis de preparação e disciplina necessários para este tipo de agenda são muito elevados. A audição de Sophie Clare teve lugar em Amesterdão. A jovem afirma que foi “apenas mais uma” das que teve de fazer naquele mês. A Audição consistiu em três rondas e, em cada ronda, havia candidatos eliminados. Algumas semanas após a audição, Sophie recebeu uma chamada na qual lhe foi oferecido um contrato de seis meses e relata que nos últimos meses foi “melhor amiga” de personagens como a Drizella, o Pluto e o Rafiki. Além disso, foi dançarina nas paradas Disney Stars on Parade e Mickeys Halloween Celebration.

O sonho tornado realidade

É comum na infância ter sonhos sobre o futuro que, mais tarde, podem parecer impossíveis de alcançar. No caso de Sophie Clare, o sonho de criança foi tornado realidade graças ao trabalho árduo e a muita dedicação.

Desde que sou criança que sonho fazer parte do Cast Member da DisneyLand. O meu «eu» de 14 anos juntou-se a um grupo amador de teatro e atuei no palco da DisneyLand Paris para uma audiência muito pequena”.

Sophie Clare

Contudo, para atingir este objetivo, teve de enfrentar um grande desafio: “Nunca pensei que teria a confiança para seguir mesmo uma carreira de performance. Era uma criança muito tímida”. Superando esta adversidade, a jovem pôde dedicar-se ao que tanto desejava: “É muito satisfatório ser renumerada para fazer o que faço e ter tido sucesso na audição. Os meus momentos e histórias mais memoráveis são provavelmente quando os meus amigos e família vêm assistir e consigo ver o seu orgulho em mim, por ter chegado tão longe.

Fonte: Sophie Clare

O dia-a-dia na DisneyLand Paris

 Segundo a entrevistada, o dia-a-dia na DisneyLand é “algo muito secreto”. Contudo, é permitido revelar que envolve uma série de ensaios, preparações de maquilhagem e a arte do improviso, já que “tudo muda a cada instante”.

Sophie Clare revela que a melhor parte do ofício é interagir com as crianças e que “nada bate o sorriso de uma criança ao conhecer a sua personagem da Disney favorita”.

Por outro lado, o mais desafiante é o tempo que se passa sozinho. “Às vezes, passa-se um dia inteiro a trabalhar sozinho para depois ir para casa, ou seja, para um pequeno apartamento, sozinho, ainda. Mas toda a gente se habitua. Eu aprendi muito com a experiência.”, afirma a cast member.

Em relação aos nervos e à pressão, Sophie Clare afirma que o trabalho não costuma ser muito stressante. “No final das contas, dizem-nos o que fazer e nós tentamos fazê-lo o melhor possível,  mas é claro que  algumas personagens são bem mais populares do que outras. Quando juntam grandes multidões de pessoas a gritar acaba por se tornar um pouco stressante!”, revela.

Conselhos para aspirantes e Desfile de Natal 

Arrisquem. Atrevam-se a deixar que os outros vos vejam. E façam audições! Se não correr bem, levem os vossos talentos para onde os apreciem. Nunca pensem que não são bons o suficiente!”: é este o maior conselho que Sophie Clare deixa a aspirantes ao ofício. Atualmente, a jovem participa na parada de Natal Mickey’s Dazzling Christmas Parade e os primeiros espetáculos foram já no início de novembro: “A época de Natal é sempre muito especial e mágica”, revela.

Fonte: Sophie Clare

Fonte da capa: Sophie Clare | Pinterest

Artigo revisto por Andreia Custódio

AUTORIA

+ artigos

Uma vida sem arte e literatura seria impensável para Catarina. A aspirante a jornalista vê na ESCS Magazine a oportunidade perfeita para ouvir novas histórias e conhecer diferentes perspetivas. É sonhadora por natureza, mente aberta por convicção, e encontra-se atualmente a fazer de tudo para não acabar num trabalho de escritório.