Atualidade,  Informação

Atentado na Turquia conta com, pelo menos, 86 mortos

2222

O atentado aconteceu numa manifestação da oposição turca (Fonte:AFP)

Ancara, capital da Turquia e centro económico e social do país, foi vítima de duas explosões que provocaram cerca de 86 mortos, em frente à estação principal de comboios da cidade, durante a manhã deste sábado. A notícia foi avançada pela Associated Press, citada pelo The Washington Post, afirmando que estão por volta de 186 feridos nos hospitais.

O alvo deste atentado terá sido a marcha a favor da paz cujo início estava previsto para as 12h00 locais (10 da manhã em Portugal Continental) na capital turca. Eram esperadas milhares de pessoas para aderirem à manifestação. A marcha foi convocada por vários sindicatos e ONGs, depois de o exército turco e os rebeldes curdos do PKK (Partidos dos Trabalhadores do Curdistão) terem interrompido uma trégua de três anos e terem retomado os combates em Julho.

O primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, reuniu-se de emergência com vários ministros por causa do impacto e da gravidade do atentado, a três semanas das eleições antecipadas – uma vez que, nos resultados das legislativas de junho, o partido AKP não conseguiu formar nenhum governo de coligação. Até ao momento ainda não há indicação sobre quem poderá estar por detrás do ataque; contudo, a polícia local acredita ter sido acto de um bombista suicida, e que teve como alvo a manifestação que incluía o principal partido pró-curdo da Turquia.

Já o líder do partido curdo, Selahattin Demirtas, reagiu, dizendo que o atentado foi cometido por “assassinos que se escondem atrás do Estado turco”.

A proliferação da explosão tem sido acompanhada pelas redes sociais, onde testemunhas expressaram o ambiente de hostilidade e terror vivido pelos habitantes.

A agência noticiosa DHA tem estado a divulgar vídeos com o momento das explosões, como também as primeiras imagens captadas após os rebentamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *