Áustria quer excluir provisoriamente a Grécia do Espaço Schengen
Johanna Mikl-Leitner, ministra do interior austríaca, afirmou que se Atenas não reforçar o controlo e vigilância fronteiriça face à vaga de migrantes que procuram entrar na Europa, irá defender “ a exclusão provisória” da Grécia do Espaço Schengen.
“Se o Governo de Atenas não se empenhar na segurança das fronteiras exteriores da União Europeia, teremos de falar de forma aberta da exclusão provisória da Grécia do espaço Schengen (…) A paciência de vários estados europeus chegou ao limite. Já falámos muito, é altura de agir para proteger a estabilidade, a ordem e a segurança na Europa”, declarou.
Este assunto já foi discutido em dezembro do ano passado e o ministro luxemburguês da Imigração, Jean Asselborn, afirmou na altura que tal não era “juridicamente possível”. No entanto, esta ideia volta a ser apresentada e o receio de que a vaga massiva de imigrantes ponha em risco a sobrevivência das instituições europeias é cada vez mais sentido pelos líderes europeus, entre eles Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI).