BANGBANGCON, mais do que um concerto online

Durante esta quarentena, os BTS surpreenderam os fãs com um grande evento, gratuito, de dois dias. O evento virtual, BANGBANGCON, contou com concertos e fan meetings dos BTS desde 2014 até 2018.

Fonte: https://twitter.com/bts_bighit/status/670611586977914880?s=20

O evento ocorreu entre os dias 18 e 19 de abril no canal oficial dos BTS no Youtube, BANGTANTV, e na App Weverse. Começou ao meio-dia da Coreia (quatro da manhã de Portugal) de Sábado e durou 12 horas. Ocorreu no mesmo horário no domingo.

Para obter uma experiência mais próxima daquilo que seria um concerto, foi possível conectar as Army BombsBTS lightstick, à aplicação do Weverse através do bluetooth. Assim que conectados, automaticamente, o lightstick muda de cor, tal como num concerto.  Cerca de cinco milhões de Army Bombs, em 162 regiões diferentes, foram conectadas para o evento.

Depois de cada concerto, houve um intervalo de 30 a 40 minutos, onde se podia ver os videoclipes e ensaios do grupo. Nestes intervalos também passavam vídeos nos quais os membros incentivavam os seus fãs a alongar, depois de horas seguidas em frente a um computador ou televisão.

No primeiro dia incluíram o concerto The Most Beautiful Moment in Life On Stage de 2015. Este teve lugar no  SK Olympic Handball Gymnasium na Coreia do Sul, depois do lançamento dos álbuns The Most Beautiful Moment Life, Pt.1 e Pt. 2. Converse High, Ma city e I need U são algumas músicas destes álbuns que fazem parte da setlist. No entanto, eles não se esqueceram de adicionar canções mais antigas como No More Dream e NO.

A extensão desta tour foi também parte da BANGBANGCON, The Most Beautiful Moment in Life On Stage: Epilogue, que ocorreu no Olympic Gymnastics Arena dois meses depois do álbum The Most Beautiful Moment in Life: Young Forever sair. A setlist incluía músicas como Fire e Young Forever, que não fizeram parte da tour anterior.  Este concerto foi importante para os membros do grupo. No final, eles expressaram o quanto gostavam uns dos outros,  falaram acerca das dificuldades por que passaram e acerca das suas famílias.

Fonte: BTS_OFFICIAL (https://twitter.com/bts_bighit/status/729311627284094977)

O primeiro concerto dos BTS, Live Trilogy: Episode II The Red Bullet, também fez parte deste grande fim-de-semana. Foi realizado numa pequena arena – AX KOREA – e a setlist estava repleta de muitas das suas primeiras músicas, como é o caso de Blanket Kic, Path ou até Jump. Muitas das atuais fãs nunca tinham visto este concerto, pelo que valeu a pena voltar a 2014.

Claro que um special fan meeting tinha de estar incluído no evento online. BTS 3RD Muster é uma combinação de atuações, encenações e jogos. É o caso da famosa “House of Army” onde os BTS atuaram como uma família. Namjoon e Hoseok atuaram como mãe e filha que eram fãs dos BTS.

Eles preparam também uma setlist especial com a música Tony Montana, música do albúm Agust D (albúm individual do Yoongi), a canção especial I Know e atuação fofa da música Boy In Luv.

O segundo dia da BANGBANGCON começou com a Live trilogy: Episode II the wings tour. Este concerto teve lugar no Gocheok Sky Dome, em Fevereiro de 2017, e a setlist foi memorável porque contava com as canções individuais de cada membro. Begin, Mama,  Reflection, First Love, Lie, Awake e Stigma são as canções a solo que fazem parte do álbum Wings.

O ano 2017 foi importante para a carreira dos BTS. Foi o ano no qual que os sete rapazes entraram na indústria musical dos Estados Unido e ganharam o prémio Top Social Artist nos BBMAs. Assim, durante estes dois dias, eles levaram os fãs de volta ao concerto da Live trilogy: Episode II the Wings Tour: The Final. Neste concerto eles adicionaram músicas como DNA ou So Far Away (música do albúm individual do Yoongi) e também algumas músicas antigas, tais como Path, Born Singer e Hip Hop Lover. No fim do concerto, os membros expressaram como se sentiram durante aquele ano de sucesso e como se sentiam gratos. Namjoon relembrou os fãs de que se eles conseguissem tornar a dor das pessoas, mesmo que só um pouco, mais leve, então a existência deles era suficiente.

Fonte: BTS_OFFICIAL (https://twitter.com/bts_bighit/status/939461676771942401)

No segundo dia também houve um fan meeting. BTS 4TH Muste foi bastante engraçado e todos os fãs puderam rir-se bastante. Uma das encenações foi o “Guardians Of The Army Bomb”, com o qual os fãs se conseguem facilmente relacionar. Jungkook e Taehyung encarnaram as personagens de fãs dos BTS, fãs estes com problemas no trabalho e na escola porque queriam ver os vídeos da banda e comprar bilhetes para os seus concertos. De qualquer das formas, eles tinham o lightstick, Army Bomb, perto deles e os guardiões apareceram para os ajudar aos dois. As atuações incluíram Pied Piper, com a coreografia, MIC Drop, GoGo e um cover da música Come Back Home, um original de Seo Taiji.

O último concerto do fim-de-semana foi a Love Yourself Tour: Seoul. A maioria das músicas da setlist pertenciam ao álbum Love Yourself: Wonder, que inclui as novas músicas individuais e também outras músicas, tais como I’m Fine, Anpanman, Answer: Love Myself e Fake Love. O filme desta tour também passou pelos cinemas de todo o mundo. Estreou dia 26 de Janeiro de 2019 e tornou-se tão popular que tiveram de abrir mais sessões. Este filme-concerto quebrou o recorde do maior evento de cinema em todo o mundo, depois de passar por 3,800 cinemas e 95 países, incluindo Portugal.

Photo by: BTS_OFFICIAL (https://twitter.com/bts_bighit/status/1033709591530356736)

Durante este evento de dois dias, os fãs puderam ver o crescimento dos BTS. Juntos, eles embarcaram numa viagem emotiva, mas também divertida, pelos concertos passados. O evento teve cerca 50.59 milhões de visualizações no total e o ponto mais alto foi quando estiveram 2.24 milhões de pessoas a ver ao mesmo tempo.

As hashtags para evento, #BangBangCon e  #방방곡곡방방콘,  chegaram aos trends mundiais no Twitter e Weverse. Nos dois dias as hashtags tiveram 6.46 milhões de posts. Depois da After BANGBANGCON, a discografia inteira dos BTS entrou no top do iTunes dos EUA.

Será que os BTS vão trazer mais surpresas durante esta quarentena?

Artigo por Mariana Gonçalves

Artigo revisto por Carolina Marques

Artigos recentes

Era uma vez

Versão em forma de tributo de uma Hollywood em transição da sua fase clássica para uma nova era mais escura. O “nono” de Tarantino não

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *