Moda e Lifestyle

Entre todas as ideias no mundo da beleza, o que é MITO e o que é VERDADE?

Num mundo onde a acessibilidade à informação é muito vasta, existe a necessidade de a filtrar. O mundo da beleza e bem-estar dispõe de diversas ideias que são assumidas como verdades absolutas e nem são questionadas – trata-se do famoso “diz que disse”.  

1 – Dormir com o cabelo molhado prejudica o couro cabeludo. 

Verdade. Este é um hábito que favorece a descamação do couro cabeludo, pois o ambiente húmido é o ideal para a produção de fungos e bactérias. Além disso, dormir com o cabelo molhado ou húmido pode provocar ou aumentar a produção de caspa.  

2 – Não pentear o cabelo deixa-o mais saudável. 

Verdade. Os fios de cabelo mais frágeis partem-se com uma maior facilidade ao passar a escova. Assim, ao evitar as escovagens, o cabelo fica mais salvaguardado. 

3 – Os produtos naturais e orgânicos não causam alergias. 

Mito. Qualquer produto, mesmo com ingredientes orgânicos, pode causar algum tipo de alergia, tal como na alimentação. 

4 – A água fria fecha os poros. 

Verdade. Se o objetivo for manter os poros abertos para os cremes hidratantes penetrarem na pele, a água deverá ser morna. Se o objetivo for colocar maquilhagem, convém utilizar água fria, para fechar os poros e, assim, evitar que a maquilhagem se penetre. 

5 – O sol melhora a acne. 

Mito. Inicialmente, o sol pode aparentar deixar a pele com um melhor aspeto, ou seja, a acne pode ficar seca. Porém, este é apenas um efeito ilusório e até contraditório, porque, na ausência de protetor solar, o problema pode agravar.

Fonte: Globo.com

6 – O chocolate causa borbulhas. 

Mito. Não é o chocolate em específico, mas uma dieta pouco saudável que pode causar um efeito negativo na pele. A principal causa para o aparecimento de borbulhas é o estado hormonal. 

7 – Rodelas de pepino ajudam a reduzir os papos nos olhos. 

Verdade. Porém, se o inchaço for grande e os papos demasiado enunciados, os resultados poderão não ser imediatamente visíveis. 

8 – A depilação definitiva é mais indicada no Inverno. 

Verdade. O processo torna-se mais fácil quando não existe qualquer tipo de diferença de cor entre a pele e os pelos, devido ao bronzeamento. 

9 – Depilar com lâmina deixa os pelos mais grossos. 

Mito. Tal como a rapidez no crescimento do pelo devido ao uso da lâmina, também é falso. 

10 – A pele fica viciada em cremes hidratantes. 

Mito. Os cremes hidratantes não fazem com que a produção de lípidos e humidade reduza. Os cremes apenas equilibram a sua escassez e fortalecem as camadas protetoras da pele. 

Imagem de capa: dermavisus.com.br

Artigo revisto por Constança Lopes

Avatar

A área da comunicação foi algo que sempre me apaixonou e por isso, segui esse mesmo caminho. Sou licenciada em Ciências da Comunicação e encontro-me agora no mestrado de Jornalismo. Para além disto, colaboro com a ESCS Magazine ao abordar diversas temáticas que considero interessantes. É um gosto muito grande estar a partilhar histórias, ao mesmo tempo que adquiro e aprofundo conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *