Benfica entre as 8 melhores da Europa!
Com a vitória de ontem sobre o Zenit (2-1), o Benfica garantiu o apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões.
Com a “almofada” de um golo tardio marcado por Jonas na 1ª mão, no Estádio da Luz, o Benfica viajava para a Rússia com a ambição de eliminar os russos.
A equipa portuguesa começou melhor. Com o resultado a seu favor (um empate chegava para garantir o apuramento), o Benfica não se limitou a defender o resultado e foi a equipa que mais fez para chegar ao golo. O Zenit tentava, por Hulk e Danny, chegar à baliza de Ederson, mas a defesa personalizada do Benfica (Samaris jogou a central, ao lado de Lindelof) “secou” sempre as investidas da equipa comandada por André Villas-Boas.
Na segunda parte, o Zenit entrou mais forte e adivinhava-se o golo. Aos 69 minutos, num lance precedido de falta sobre Nélson Semedo, Hulk (quem mais?) fez o 1-0 para a equipa da casa e relançou a eliminatória. Mas o lance do jogo chegou 15 minutos depois: Raúl Jiménez, num momento de inspiração, remata forte para a baliza, e Lodygin é forçado a uma defesa muito apertada. Gaitán aproveitou o ressalto fez o 1-1. O Benfica estava nos quartos. Mas ainda houve tempo para a reviravolta. Já para lá do tempo de compensação, Talisca fez o 2-1 para os encarnados.
No final do jogo, Rui Vitória engrandeceu a sua equipa “que demonstrou muita personalidade e sabia o que vinha fazer”, enaltecendo ainda a “disponibilidade de campeão” dos seus jogadores depois do golo do Zenit.
André Villas-Boas, o treinador português do Zenit, elogiou o Benfica: “Foi competitivo, jogou forte e aberto e tem mérito na passagem.” O técnico português que está em fim de contrato com o Zenit mostrou-se ainda indiferente ao trajeto do Benfica na Europa.
Depois de três temporadas consecutivas a “cair” na fase de grupos, o Benfica repetiu o recente feito de 2011/2012, quando eliminou… (também) o Zenit. Nessa temporada, o Benfica defrontou o Chelsea nos quartos de final e perdeu.
Agora, a história não se vai repetir; o Chelsea foi eliminado pelo PSG.
Dia 18, os encarnados conhecem a sua sorte.